Aulas Práticas no Ensino de Ciências: Análise da Participação do Estagiário

Autores

  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Autarquia Educacional de Salgueiro–AEDS
  • Kátia Maria de Moura Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí
  • Hidemburgo Gonçalves Rocha Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Lindeberg Rocha Freitas Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1025

Palavras-chave:

Aulas práticas, Ensino de Ciências, Campo de Estágio

Resumo

As aulas práticas no ensino de Ciências são importantes, porém, ainda são pouco utilizadas. O presente trabalho objetiva analisar a participação do licenciando nas aulas práticas no ensino de Ciências em escolas campo de estágio. Para tanto, foi adotada a metodologia quanti-qualitativa e o instrumento aplicado foi questionário com questões fechadas e abertas aos alunos do 5° Período do curso de Ciências Biológicas da FACHUSC. As respostas apontaram um número reduzido das aulas práticas, embora o licenciando considere-as necessárias, esclarecedoras, pois permite maior compreensão do assunto abordado em sala de aula. Os temas estudados na disciplina Estágio Supervisionado sobre aulas práticas foram considerados indispensáveis contribuindo na identificação de aprendizagens para atuar nos laboratórios de aulas práticas na formação docente inicial.


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Biografia do Autor

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Autarquia Educacional de Salgueiro–AEDS

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos