Impacto na Rotina Acadêmica pela Utilização de Novas Tecnologias por Estudantes de Medicina do Semiárido Paraibano

Autores

  • Sylvio Elvis da Silva Barbosa Faculdade Santa Maria
  • Larissa Araújo do Carmo Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros3; Symara Abrantes A. de Oliveira Cabral4; Raimundo Edilberto Moreira Lopes5; Maria Nizete Tavares Alves6
  • Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros FCMSCSP
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral FIOCRUZ
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidad San Carlos - PY
  • Maria Nizete Tavares Alves Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1022

Palavras-chave:

Educação de Graduação em Medicina. Multimídia. Tecnologia da Informação

Resumo

O processo educacional vem sofrendo inúmeras mudanças no estilo de ensinar e aprender, ou seja, métodos que facilitem a didática do ensino e, consequentemente, o surgimento de técnicas para assimilar os conteúdos. No entanto, no processo de ensino, os mecanismos de aprendizagem estão se modificando conforme suas necessidades, e é nesse mundo dinâmico, que consideramos como atores principais os alunos e mestres, que ambos são protagonistas na produção de conhecimentos. Atualmente, com o advento das novas ferramentas tecnológicas, como Facebook, WhatsApp e Youtube, na qual são utilizadas como forma de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e estreitar, cada vez mais, a relação entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, espera-se com este conteúdo identificar a importância da utilização desses instrumentos como ferramenta de apoio e desenvolvimento e contribuir como fonte de informação para futuras pesquisas acadêmicas. Objetivo: Verificar se os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Maria - FSM utilizam aplicativos tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa.  A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Medicina da FSM, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. A amostra teve como critério a utilização de no mínimo 40% dos alunos devidamente matriculados na instituição. O instrumento para coleta de dados compreendeu de um questionário semiestruturado, composto de duas partes, uma relacionada aos dados sociodemográfico e a outra parte questões relacionadas com o objetivo do estudo. A pesquisa obedeceu os princípios éticos, de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Discussões: A amostra contém 145 alunos, inseridos do 2º ao 9º período letivo, representando um total de aproximadamente 50,5% do universo. O gênero feminino, alunos matriculados no 4º período, faixa etária variando entre 20-25 anos e com renda familiar entre 1 a 4 salários mínimos, representaram os tópicos com maior prevalência. A maioria dos estudantes, cerca de 84,8%, utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica, que possibilitam auxiliar nesse contexto. Além disso, constatou que a maioria desses alunos, cerca de 67,6%, “de vez em quando” utilizam livros da biblioteca, na qual foi comprovado, após realização de um levantamento neste setor, uma diminuição na quantidade de livros retirados mensalmente pelos os mesmos. Já o período de utilização dessas novas ferramentas é  entre 2 a 6  horas por dia. Entretanto, os acadêmicos registraram possíveis transtorno associado com o uso demasiado dessas tecnologias, sendo a ansiedade a mais prevalente, cerca de 29%.  Conclusão: Observou-se que a maioria dos alunos utilizam algum tipo de mecanismo digital para o seu desenvolvimento intelectual, sendo os mais citados Youtube,  WhatsApp  e  Whitebook.  Portanto,  é  fundamental  criar  mecanismos  oficias entre as instituições  de ensino superior, professores e alunos para que esses possam potencializar seu uso de maneira apropriada. Vale citar como exemplo, a utilização desses mecanismos referenciados em faculdades que apresentaram resultados positivos e expressivo diante do processo educacional. Em relação aos distúrbios, foi evidenciado uma taxa de 44,8% dos entrevistados que percebem algum tipo espécie de dano psíquico.

 

 

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Biografia do Autor

Sylvio Elvis da Silva Barbosa, Faculdade Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos