Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT

Maria Sônia Silva, Lilian Rebecca Pereira, Maurício Dallastra, Luiz Eduardo Brescovit

Resumo


A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Municipal de Tangará da Serra – MT, com objetivo de compreender as aplicações de práticas pedagógicas proporcionadas pelo profissional Pedagogo na ala pediátrica do Hospital Municipal.  Os aspectos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, direcionadas as crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. As perguntas foram gravadas com um celular, após a coleta as entrevistas passaram pelo processo de transcrição respeitando na íntegra a linguagem de cada um dos entrevistados. O resultado do trabalho pedagógico indicou melhora do aspecto social e possibilidade de internação entre crianças e acompanhantes na ala pediátrica, gerando alegria possibilitando a criança um pouco de divertimento no período de internação. As atividades foram vistas como um momento de distração para os internos e seus acompanhantes, proporcionando a criança um lugar mais prazeroso no decorrer do tratamento através da pedagogia hospitalar.

 



Palavras-chave


Educação. Criança. Hospital. Lúdico

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1018

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