Interfaces entre Arquitetos e Profissionais da Educação em prol de Melhores Espaços para o Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

Autores

  • Maurício Dallastra Universidade Paranaense
  • Morgana Alves de Jesus Fernandes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Bruna Lopes Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Eduardo Brescovit Faculdade Assis Gurgacz
  • Juliana Stascovian Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1014

Palavras-chave:

Pátio Escolar, Educação, Paisagismo

Resumo

No decorrer dos anos é perceptível a dissociação entre o trabalho de um arquiteto ao planejar uma escola e o espaço que o professor deseja para que o alunado alcance máximo aproveitamento do espaço escolar, dentre eles, o pátio, que é um ambiente comum de socialização a todos. Para acompanhar a evolução do espaço escolar durante o tempo é feita uma retrospectiva do macro (Brasil) até a realidade em microescala (local). O apoio de profissionais da arquitetura em consonância aos anseios dos que atuam na educação, quiçá dos próprios pais e estudantes, pode transformar o espaço escolar em um local de desenvolvimento pleno para os alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Alves de Jesus Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso

 


 


 

Referências

ARRUDA, Ângelo Marcos Vieira. Arquitetura Escolar em Mato Grosso (1890-1930). In: Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 01, p. 73 – 94, jan. / jun. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2283/1725>. Acesso em: 03 de dez. de 2017.

AZEVEDO, G. A. N. Arquitetura Escolar e Educação: um modelo conceitual de abordagem interacionista. UFRJ: Rio de Janeiro, 2002. Proposta de Dissertação de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Engenharia de Produção COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: D.Sc. Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos.

AZEVEDO, G. A. N. BASTOS, L.E.G. BLOWER, H.S. Escolas de ontem, educação hoje: é possível atualizar usos em projetos padronizados? In: Anais do III Seminário Projetar: o moderno já passado, o passado no moderno. 1. ed. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2007.

AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011.

AZEVEDO, G. A. N. et. al. Qualidade do lugar e da paisagem no pátio escolar: fundamentos e conceitos. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 57-76.

BEDIN, J. Arquitetura escolar como promotora da educação ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade Assis Gurgarcz, Cascavel, 2008.

BIZARRO, F. Em meio a infâncias e arquiteturas escolares: um estudo sobre os pátios da educação infantil. UFRGS: Porto Alegre, 2010. Proposta de Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Dra. Leni Vieira Dornelles.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8 069/90. Brasília: Planalto Federal, 1990.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9 394/96. Brasília: Planalto Federal, 1996.

CEBRACE. Critérios para Elaboração, Aprovação e Avaliação de Projetos de Construções Escolares. Brasília: MEC, 1976.

CERQUEIRA, Eufrosina de, A. Análise da Intervenção Ambiental de Baixo Custo em Escola da Rede Pública de Feira de Santana. UFRGS: Porto Alegre, 2001. Proposta de Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ph.D Miguel Aloysio Sattler.

CERRADOS PARK HOTEL. Palácio da Instrução. Disponível em: <http://www.cerradosparkhotel.com.br/conteudo/turismo/id-622/tipo-2>. Acesso em: 01 de dez. de 2017.

CORBELLA, O; YANNAS, S. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2003.

COSSATO, M. B. TREVIZAN M. B. Grupos Escolares no Estado de Mato Grosso 1910- 1930. In: X Jornada do HISTERDBR: História da Educação: Intelectuais, Memórias e Política. Vitória da Conquista: UFSB-MP, 2011.

ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa: espaço-escola e currículo. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A.

FARIA, Ana Beatriz Goulart de. O pátio escolar como ter[ritó]rio [de paisagem] entre a escola e a cidade. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 35-44.

FEDRIZZI, B. Paisagismo no pátio escolar. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 1999.

FEDRIZZI, B, TOMASINI, S.L.V., CARDOSO, L.M. A vegetação no pátio escolar: um estudo para a realidade de Porto Alegres – RS. Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Arborização Urbana, Belém, Pará, 2003.

FREITAS, C. G. L. [et al.]. Habitação e meio ambiente - Abordagem integrada em empreendimentos de interesse social. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, 2001.

FREITAS, Francine; et al. O espaço da escola da educação infantil como favorecedor do protagonismo infantil. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/download/33557/17957>. Acesso em: 02 de dez. 2017.

FRAGO, Antonio V.; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

GARDENS AND PEOPLE. A Garden for GCSE Art. Disponível em: <http://www.gardensandpeople.co.uk/schools.html>. Acesso em: 01 de dez. de 2017.

GONÇALVES, Fábio Mariz; FLORES, Laís Regina. Espaços livres em escolas – questões para debate. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 23-33.

IBAMENDES PESQUISA. Fotos de escolas antigas de São Paulo. Disponível em:< http://www.ibamendes.com/2011/06/blog-post_6251.html>. Acesso em: 01 de dez. de 2017.

KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. 1ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

KOWALTOWSKI, Doris C.C.K; DELIBERADOR, Marcella Savioli. Os pátios e as áreas livres no processo de projeto de arquitetura escolar no estado de São Paulo. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 159-182.

NAMBU, Liliane Cristine; ORNSTEIN, Sheila, Walbe. O pátio nos ambientes para o aprendizado avaliação de edifícios escolares na região metropolitana de São Paulo. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 91-106

REIS-ALVES, Luiz Augusto dos. O pátio interno escolar como lugar simbólico. Um estudo sobre a inter-relação de variáveis subjetivas e objetivas do conforto ambiental. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, FAU-UFRJ, 2006.

RHEINGANTZ, Paulo, A, AZEVEDO, Giselle, A, BRASILEIRO, Alice, et al. Observando a qualidade do Lugar: procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009.

RUIVO, Katia Regina. Percepção de Espaços Abertos de Duas Escolas Públicas Após Aplicação de Método de Design Participativo. UFRGS: Porto Alegre, 2008. Proposta de Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SANCHES, João Carlos Machado. O Estudo de Microclima como Ferramenta para o Planejamento Urbano. Cuiabá: UFMT/ICHS; CNPQ, 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia).

SODRÉ, L. G. P. As indicações das crianças sobre uma edificação adaptada para a educação infantil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 73-91. ISSN 1808-4281.

SOUZA, Hellen Marques Barbosa de. O pátio escolar do ensino fundamental como ambiente de brincar segundo as crianças usuárias. UFRGN: Natal, 2005. Proposta de Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Psicologia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

TANGARÁ DA SERRA-MT, Prefeitura Municipal de. A cidade, 2007. Disponível em:<http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/cidade.asp>. Acesso em: 28 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos