Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1013

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Treinamento de Habilidades Sociais

Resumo

Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios.

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Biografia do Autor

Jedídja Hadassa de Santana Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar (UNP, RN).

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Potiguar (UNP).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar (UNP).

Doutorado em Educação (2004) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Sociologia (1998). Graduação em Serviço social (1974) e especialização em Teoria e Prática de Serviço Social (1980) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora Titular de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado) da Universidade Potiguar (UNP, RN).

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar (UNP).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Potiguar (UNP).

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP), Mestrando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos