Ensino de Filosofia Fé-Razão no Pensamento de Kierkegaard
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1002Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Fé e Razão.Resumo
O artigo quer mostrar a importância da filosofia e do ensino-aprendizagem em sala de aula e na vida cotidiana de cada discente, a partir de uma reflexão diante da fé e da razão e a luz do existencialismo trazido pelo filósofo dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard que trabalhou majestosamente esse tema. É notório que a Filosofia segue a regra da racionalidade, dessa forma, porque não refleti-la também dentro do contexto da fé? Dessa maneira queremos apresentar esse embate da fé e da razão como indicadores para nos levar a trilhar o caminho do conhecimento de novas descobertas.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CHAUI, Marilena. Introdução a filosofia. São Paulo: Ática, 2016.
HOSTE, Vinicius Xavier. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em http://www.theoria.com.br/edicao17/01172015RT.pdf. Acesso em: 22 de out. 2017.
JR, Wanderley J. Ferreira. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1089. Acesso em: 16 out. 2017.
KIERKEGAARD, S.A. Temor e Tremor. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MEUCCI, Arthur; FILHO Clóvis de Barros. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em periodicos. unb.br. Acesso em: 20 out. 2017.
MOSÉ, Viviane. A Escola e Desafios Contemporâneos. São Paulo: Civilização Brasileira, 2013.
STACCONE, Giuseppe. Filosofia da Religião: O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
TIBURI, Marcia, Filosofia em Comum. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.