Ensino de Filosofia Fé-Razão no Pensamento de Kierkegaard

Autores

  • Roberto Menezes de Castro Faculdade Unida de Vitoria

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1002

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Fé e Razão.

Resumo

O artigo quer mostrar a importância da filosofia e do ensino-aprendizagem em sala de aula e na vida cotidiana de cada discente, a partir de uma reflexão diante da fé e da razão e a luz do existencialismo trazido pelo filósofo dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard que trabalhou majestosamente esse tema. É notório que a Filosofia segue a regra da racionalidade, dessa forma, porque não refleti-la também dentro do contexto da fé? Dessa maneira queremos apresentar esse embate da fé e da razão como indicadores para nos levar a trilhar o caminho do conhecimento de novas descobertas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Menezes de Castro, Faculdade Unida de Vitoria

Filósofo. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e graduado em Teologia pelo Instituto Santo Tomas de Aquino em Belo Horizonte - MG(1998). Professor regente de Filosofia em uma escola do ensino médio vinculada a Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Atuou como Técnico Pedagógico no Núcleo Regional de Educação 22 e como Formador Regional do Pacto pelo Ensino médio. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia e Pedagogia, com ênfase em Filosofia. Atualmente é Mestrando no Mestrado de Ciências das Religiões na Faculdade Unida na cidade de Vitória- Es.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.

CHAUI, Marilena. Introdução a filosofia. São Paulo: Ática, 2016.

HOSTE, Vinicius Xavier. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em http://www.theoria.com.br/edicao17/01172015RT.pdf. Acesso em: 22 de out. 2017.

JR, Wanderley J. Ferreira. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1089. Acesso em: 16 out. 2017.

KIERKEGAARD, S.A. Temor e Tremor. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MEUCCI, Arthur; FILHO Clóvis de Barros. Citações e referências a documentos eletrônicos. Disponível em periodicos. unb.br. Acesso em: 20 out. 2017.

MOSÉ, Viviane. A Escola e Desafios Contemporâneos. São Paulo: Civilização Brasileira, 2013.

STACCONE, Giuseppe. Filosofia da Religião: O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

TIBURI, Marcia, Filosofia em Comum. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Comment