Empreendedorismo Feminino no seguimento de Estética e Beleza: Um estudo à Luz da Teoria de David Macclelland

Autores

  • Jéssica Suellen Mello de Andrade FACAPE
  • Karine Gomes Medeiros FACAPE
  • Adriano Victor Lopes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Erika Maria Jamir de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1001

Palavras-chave:

Empreendedora. Salão de beleza. Necessidade de afiliação.

Resumo

A ascensão profissional da figura feminina é notória na sociedade, principalmente no cenário empreendedor. O objetivo deste artigo foi identificar qual das necessidades motivacionais desenvolvidas pelo psicólogo David McClelland destaca-se nas empreendedoras do segmento de estética e beleza do município de Juazeiro/BA. O método utilizado foi o descritivo, os dados foram coletados mediante entrevistas realizadas nos salões de beleza, instrumentalizada por um formulário aplicado em 40 empreendimentos, a amostra foi por cotas, constituída por 20 salões formais e 20 informais. A análise teve abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizado no BioEstat 5.3 o teste estatístico qui-quadrado para identificar a independência ou associação das características pessoais das empreendedoras às variáveis estudadas. Os resultados indicam que a necessidade predominante foi à necessidade de afiliação. Sugere-se, que as empreendedoras se empenhem para participar de cursos e capacitações para obter conhecimento teórico acerca do ramo de atividade e melhores técnicas de negócio buscando o sucesso do empreendimento.

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Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Artigos