https://idonline.emnuvens.com.br/id/issue/feedID on line. Revista de psicologia2024-11-08T16:50:42-03:00Gislene Farias de Oliveirarevistaidonline@gmail.comOpen Journal SystemsID on line. Revista de psicologia. ISSN 1981-1179https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4045Contribuições da Teoria do Cuidado Transpessoal à Integralidade da Assistência à Saúde: Uma Revisão Integrativa2024-11-04T10:32:16-03:00Luiz Gustavo Alves Limaluizgustavoallima@gmail.comCamila Lima Ribeirocamilalimaribeiro2@gmail.comCicera Emanuele do Monte Simãoemanueledomonte16@gmail.comAlexandra Ferreira da Silva Matosalexandramatos388@gmail.comBrena Luiza Gomes de Castro FragaBrenalgdc@outlook.comJoice Fabrício de Souzafabriciojoice53@gmail.com<p>O objetivo do presente estudo foi identificar as contribuições da Teoria do Cuidado Transpessoal à assistência integral à saúde, bem como as suas reverberações nas práticas assistenciais e na superação do paradigma biomédico. Métodos e materiais: trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de uma busca na Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e Portal de Periódicos da CAPES, processada pelo protocolo PRISMA 2020, onde identificou-se um total de 906 trabalhos, restando 9 para compor a amostra final. Resultados: demonstrou-se que a aplicação do cuidado transpessoal possibilita uma aproximação aos cuidados integrais e holísticos, à medida que permite a criação de uma relação genuína entre profissional e paciente, construindo um ambiente de cura e valorizando a totalidade das necessidades humanas. Conclusão: constatou-se a relevância da aplicação da teoria, bem como a sua potencialidade em gerar uma assistência efetiva e humanizada à saúde, apta a romper com os reducionismos biomédicos e promover a integralidade.</p> <p><span style="font-weight: 400;"> </span></p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Luiz Gustavo Alves Lima, Camila Lima Ribeiro, Cicera Emanuele do Monte Simão, Alexandra Ferreira da Silva Matos, Brena Luiza Gomes de Castro Fraga, Joice Fabrício de Souzahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3978A Importância do Atendimento Psicológico em casos de Violência Doméstica: Um Enfoque Cognitivo-Comportamental2024-11-04T10:32:23-03:00Hellen Cristina de Oliveira Alveshellencrisss@gmail.comCléa Maria Libório de Negreiroscleamariia@hotmail.com<p>O presente estudo apresenta como tema central a importância do atendimento psicológico em casos de violência doméstica: um enfoque cognitivo- comportamental, pontuando e buscando compreensão principalmente a respeito da saúde mental de vítimas de violência doméstica, enfatizando a importância do(a) psicólogo(a) com enfoque cognitivo comportamental, tendo em vista que a essa abordagem apresenta fortes evidências de efetividade como intervenção. A violência doméstica tem crescido e causado consequências alarmantes, pois afeta de forma significativa a vida funcional de mulheres todos os dias e, por isso, o objetivo deste trabalho é ressaltar a importância do acompanhamento psicológico como forma de intervenção e redução de danos psicológicos, além de contribuir para um maior conhecimento do tema. O trabalho tem base metodológica bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, foram selecionados materiais científicos em bases de dados sobre o tema proposto, e com base nos achados, conclui-se a importância de um tratamento psicológico especializado em casos de violência doméstica.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Hellen Cristina de Oliveira Alves; Cléa Maria Libório de Negreiroshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4017Transplante renal e pandemia de COVID-19: síntese da literatura de procedimentos realizados no Brasil2024-11-08T16:50:42-03:00Mariana Makenzemarianamakenze@id.uff.brMaria Isabel do Nascimento ysamaria@uol.com.brMaria Auxiliadora Nogueira Saad auxiliadora_saad@id.uff.br<p>O transplante é a alternativa mais eficiente para tratar a insuficiência funcional terminal dos rins. Para sintetizar a literatura no tema, esta revisão sistemática buscou recuperar evidências que analisaram empiricamente a frequência de transplante renal no Brasil, relacionando com a pandemia de COVID-19. As bases de dados PUBMED, LILACS e SCIELO foram consultadas usando os descritores: “Transplantation”, “Kidney”, “COVID-19”, e “Brazil”. Assim, 146 estudos foram recuperados e apenas seis foram incluídos na revisão. A revisão mostrou que a pandemia de COVID-19 impactou negativamente no número de transplantes de rim, aumentou a lista de espera por transplante, reduziu o número de doadores, além de haver relatos de infecções e mortes entre pacientes em tratamento renal e receptores de transplante durante a pandemia. Esses achados enfatizam a necessidade de mais pesquisas para direcionar a atenção na área de transplante renal e dirimir o efeito de crises sanitárias similares a COVID-19.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mariana Makenze, Maria Isabel do Nascimento , Maria Auxiliadora Nogueira Saad https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4034Cuidados Paliativos Oncológicos na Atenção à Pessoa Idosa no Contexto Hospitalar: Revisão de Escopo2024-11-04T10:32:21-03:00Allya Ariadne Alves Malcherariadnemalcher@hotmail.comAirle Miranda de Souzaairlemiranda@gmail.comMarcelo Marques Cardosomarcelomc@ufpa.brVictor Augusto Cavaleiro Corrêavictorcavaleiro@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este estudo objetivou identificar a abordagem dos cuidados paliativos oncológicos no cuidado da pessoa idosa em processo de hospitalização, a partir de bancos de teses e dissertações. Trata-se de uma revisão de escopo de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizou-se como descritores de busca: cuidados paliativos, oncologia, hospital e pessoa idosa. A seleção utilizou alguns critérios de inclusão e de exclusão. Na literatura analisada, observou-se que o principal sintoma relatado entre pessoas idosas sob cuidados paliativos oncológicos no contexto hospitalar, foi a dor. Sendo o controle da dor, a conduta mais prevalente da equipe multiprofissional. Destaca-se a necessidade de estudos que se dediquem em se ocupar de pesquisar acerca da abordagem dos cuidados paliativos oncológicos na atenção à pessoa idosa, incluindo as suas especificidades, potencialidades e limitações.</span></p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Allya Ariadne Alves Malcher, Airle Miranda de Souza, Marcelo Marques Cardoso, Victor Augusto Cavaleiro Corrêahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4038Determinantes da Resiliência e Esperança de Vida de Idosos com Diabetes: Revisão Integrativa da Literatura2024-11-04T10:32:18-03:00Ítala Farias Cronembergeritalafarias@hotmail.comAnna Karla Oliveira Tito Borbaanna.tito@ufpe.brAna Paula de Oliveira Marquesana.marques@ufpe.brEmilly Nascimento Pessoa Linsemilly160599@gmail.com<p>A doença crônica traz muitos desafios, que nem sempre são enfrentados de maneira adequada, gerando estresse e sofrimento. Foi realizada revisão sistemática integrativa de literatura, nas bases de dados: PubMed, Web of Science, LILACS, SCOPUS e PsycINFO. A resiliência e a esperança de vida de idosos com diabetes estiveram associadas aos determinantes relacionados ao indivíduo, a forma como ele enfrenta as dificuldades diante do tratamento, além de fatores emocionais, religiosos, sociais e econômicos.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ítala Farias Cronemberger, Anna Karla Oliveira Tito Borba, Ana Paula, Emilly Nascimento Pessoa Linshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4072Reutilização de Sonda/Cateter de Aspiração em Pacientes Traqueostomizados na Assistência Domiciliar: Protocolo de Revisão de Escopo2024-11-04T10:32:01-03:00Samuel Ilo Fernandes Amorimsamuel_ilo@hotmail.comVanessa Lacerda Couras Carvalhovanessalacerda2412@gmail.comLayla Raquel Alves Silvalaylaraquel.a@gmail.comLuis Paulo da Penha Ferinoluizpaulopenhaferino@hotmail.comDominique Araújo de Freitassamuel_ilo@hotmail.comPedro Antônio Lira Patríciosamuel_ilo@hotmail.comRogério Sandrey Couras Carvalhorogeri.carvalho@professores.estacio.br<p>O Objetivo do presente estudo consiste em mapear na literatura os cuidados adotados na reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar. Metodologia: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, realizado de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute e checklist do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), seguindo as seguintes etapas: protocolo; critérios de elegibilidade; fontes de informação; estratégia de pesquisa; seleção de fontes de evidência; extração dos dados; análise de dados e apresentação dos resultados. Tem como pergunta de revisão: Quais os manejos adotados para reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar? Para identificar documentos relevantes, as seguintes bases de dados bibliográficas serão pesquisadas: Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); <em>Public Medline</em>, via PubMed; <em>Cochrane Library</em>;<em> Embase e Index to Nursing & Allied Health Literature</em> (CINAHL). Estudos de literatura cinzenta também serão considerados como o banco de dados da Organização Mundial da Saúde, o Google Scholar, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o repositório institucional da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e quaisquer pesquisa, diretrizes/protocolos relacionados ao tema desta revisão. O resultado do fluxo de seleção, desta etapa metodológica, será apresentado em forma de figura, conforme o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Resultados: Os resultados deste estudo possibilitarão o conhecimento sobre esses manejos na perspectiva de desvelar lacunas para futuras pesquisas e tomadas de decisões nas intervenções dos cuidados domiciliares desses pacientes. Conclusão: Este estudo constitui o primeiro passo para uma pesquisa que vise sistematizar e/ou padronizar os cuidados na reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Samuel Ilo Fernandes Amorim, Vanessa Lacerda Couras Carvalho, Layla Raquel Alves Silva, Luis Paulo da Penha Ferino, Dominique Araújo de Freitas, Pedro Antônio Lira Patrício, Rogério Sandrey Couras Carvalhohttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4080Aprendizagem com a utilização de Simuladores Cirúrgicos e Virtuais no Ensino da Saúde: Uma Revisão Sistemática2024-11-04T10:31:52-03:00Mikaely Medeiros de Araújomikaely.mdrs@gmail.comLucas Lucena Medeiros da Silvallucenams@gmail.comFernanda Augusta de Andrade Medeirosfernandaaugusta10@gmail.comAna Karoliny de Valença Silvaanakaroliny.valen@gmail.comNara Maria Holanda de Medeirosnm.holanda.medeiros@uol.com.brElzenir Pereira de Oliveira Almeidaelzeniroliver@gmail.com<p>A simulação na educação em saúde oferece uma abordagem interdisciplinar para preparar alunos para ambientes médicos. A simulação proporciona uma imersão eficaz em cenários clínicos e aprimora competências antes do contato com pacientes reais. O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância da utilização de métodos de simulação em saúde, para os alunos que buscam a aprendizagem e melhorias nas técnicas utilizadas em suas futuras áreas de atuação. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada através de buscas nas bases de dados Sciencedirect, Scopus, Web of science e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão foram considerados os trabalhos publicados nos últimos 03 anos nos idiomas inglês e português, o uso de simulador cirúrgico na pratica de ensino da saúde e trabalhos que avaliaram o desempenho dos alunos que utilizaram os simuladores. A simulação médica e as tecnologias inovadoras estão sendo amplamente adotadas na formação médica e cirúrgica. O uso de videogames, simuladores laparoscópicos, realidade virtual e estendida, modelos 3D e impressões 3D são ferramentas eficazes para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos alunos, proporcionando experiências em ambientes otimizados pela tecnologia. A telessimulação facilita a educação em saúde de forma remota, promovendo interação e desenvolvimento profissional. A simulação no ensino da saúde é um método de ensino ativo e inovador, que apresenta modelos eficientes de treinamentos físicos ou virtuais que agregam de forma significativa na aprendizagem dos alunos e preparam profissionais da saúde para lidar com desafios da vida real de forma mais segura e eficaz.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mikaely Medeiros de Araújo, Lucas Lucena Medeiros da Silva, Fernanda Augusta de Andrade Medeiros, Ana Karoliny de Valença Silva, Nara Maria Holanda de Medeiros, Elzenir Pereira de Oliveira Almeidahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4069Tecnologias digitais no ensino de línguas antes do período emergencial remoto de 2020/2021: o que os teóricos já diziam?2024-11-04T10:32:02-03:00Joice Élida Alves Gonçalveselidajoiceag@gmail.comEdmilson Luiz Rafaeleluizrafael@gmail.com<p>Evidencia-se que as tecnologias digitais têm provocado fortes mudanças no mundo contemporâneo, assim, além de expor algumas dessas mudanças, este artigo tem como principal objetivo: apresentar uma revisão teórica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino, principalmente no ensino de línguas, a partir de produções acadêmicas a esse respeito, antes do período emergencial remoto de 2020/21. Isso porque, enormemente integradas às práticas sociais, as discussões sobre as tecnologias digitais já se remetem à escola há décadas através de trabalhos científicos, ao deixarem claro possibilidades e necessidades de sua utilização no ensino, não somente por ocasião do ensino remoto. Neste artigo, dialoga-se com teóricos da linguagem como Barton e Lee (2015) e da sociologia e psicologia, como a Teoria da Complexidade de Morin (2015) e do Pensamento Sistêmico (Vasconcellos, 2002). Baseia-se, ainda, em autoras como Rojo e Barbosa (2015) ao tratar dos multiletramentos na escola e Levy (1999) sobre o ensino mediado por computador. Este estudo mostra, portanto, que: embora possam ter sido ainda mais inseridas nas discussões acadêmicas e educacionais a partir do período de ensino remoto, as tecnologias digitais já haviam ganhado grande espaço em escritos teóricos relacionados à educação básica muito antes do referido período. </p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Joice Élida Alves Gonçalves, Edmilson Luiz Rafaelhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4064O lugar das masculinidades no enlace social: do conceito à práxis, uma revisão integrativa de literatura2024-11-04T10:32:07-03:00Hudson Walker Simão Carneirohudsonwalkerpsi@gmail.comBertulino José de Souzabertulinosouza@uern.br<p><strong> </strong>O cenário social e cultural machista exerce impacto sobre a formação da identidade masculina e suas práticas cotidianas mediante a pressão para reprodução de estereótipos. Diante disso, indaga-se: Quais os sentidos e significados atribuídos socialmente as masculinidades? E quais os impactos disto sobre os sujeitos masculinos?. De modo geral, este artigo objetiva analisar e problematizar os conceitos e reverberações atribuídos as masculinidades; Em resposta ao questionamento norteador foi realizado uma revisão integrativa de literatura, utilizando-se artigos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde, considerando a afinidade temática deste escrito. Os resultados demonstraram que o machismo estrutural exerce uma tensão impositiva para reprodução de comportamentos, afetando a identidade desses sujeitos, e reverberando em práticas violentas e negligência ao cuidado em saúde que incide sobre aumento da morbimortalidade. Por fim, considera-se necessário a ampliação e aprofundamento do debate proposto, para que seja possível comtemplar lacunas discursivas, teóricas e metodológicas existentes.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Hudson Walker Simão Carneiro, Bertulino José de Souzahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4087Medicina Psicossomática e sua importância na Formação do Médico2024-11-04T10:31:46-03:00Fernando França Fernandesfernandofernandesf13@outlook.comElizabeth Alves Silvaelizabethalvessilva@gmail.comMartha Maria Macedo Bezerramarthamacedo2016@gmail.com<p>O presente estudo explora as principais contribuições que a Medicina Psicossomática traz para a formação dos estudantes de medicina, destacando a importância das relações humanas no contexto médico, especialmente na interação médico-paciente. Ressalta a maneira como o estudo das dinâmicas entre professor e aluno e, entre aluno e paciente, podem ajudar a prevenir iatrogenias. O texto discute como esses temas podem ser incorporados na Educação Médica, baseando-se nas concepções psicossomáticas.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gislene Farias de Oliveirahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4090Uma Análise da Teoria Lacaniana e suas Implicações na Saúde Mental2024-11-04T10:31:45-03:00Sérgio Lúcio Albuquerque Nóbregaergio.l.nobrega@gmail.comRaissa Matos Tavaresraimatos010@gmail.comMário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbregamgnobrega@gmail.comMichael Moreira Cruz Gonçalves Santanamichaelcsantana@hotmail.comElizabeth Alves Silvaelizabethalvessilva@gmail.comMartha Maria Macedo Bezerramarthamacedo2016@gmail.com<p>O presente estudo discute a saúde mental, à luz da teoria lacaniana, como forma de se alcançar o bem-estar psicológico. O objetivo é compreender algo mais sobre a teoria de Jacques Lacan, que possa ajudar na compreensão e no tratamento das questões emocionais mais atuais. A metodologia é qualitativa e envolve discussões sobre os fundamentos desta teoria evidenciando vários autores. Os resultados demonstraram que Lacan propôs um inconsciente estruturado como uma linguagem, expressando desejos e angústias por meio de palavras e significantes. Neste sentido, a saúde mental estaria relacionada à capacidade de articular essas experiências emocionais. O autor também argumenta que o desejo é impulsionado pela falta, numa busca constante por algo que seria inatingível, e que consequentemente geraria grande angústia emocional. Na terapia lacaniana, o sujeito explora suas emoções e desejos por meio da fala, com o terapeuta ajudando-o a tomar consciência de sua estrutura psíquica e a ressignificar suas experiências.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sérgio Lúcio Albuquerque Nóbrega, Raissa Matos Tavares, Mário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbrega, Michael Moreira Cruz Gonçalves Santana, Elizabeth Alves Silva, Martha Maria Macedo Bezerrahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4093O Brincar e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo Bibliográfico sobre o Ensinar Brincando2024-11-04T10:31:42-03:00Mirele Leila da Silva Barbosamirelebarbosa770@gmail.comMaricélia Félix Andrade Bringelmariceliafelix@yahoo.com.br<p>O presente estudo, discute a importância dos jogos e brincadeiras, como ferramentas onde as crianças aprendem se divertindo no processo de ensino aprendizagem. Objetiva promover o desenvolvimento da leitura e escrita mediante brincadeiras, além da realização de jogos a fim de, despertar o interesse no processo de ensino aprendizagem. O ponto de partida para embasar o presente artigo discorre da intensificação de atividades lúdicas no ensino e suas contribuições, abrindo lacunas para o desenvolvimento do hábito de ler e escrever. As bases teóricas apresentam embasamento desde a importância do brincar na aprendizagem de conteúdo, o desenvolvimento da leitura através do brincar e a competência dos jogos através da leitura e escrita. Decorrente de uma problemática bastante alarmante, presente no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, transferindo a criança para uma realidade de leitura e escrita. Onde os jogos eram vistos como sinônimo de bagunça e desordem na sala de aula. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, apresenta caráter qualitativo, de seguimento bibliográfico decorrente de orientações acadêmicas e estudos acerca do tema. Os resultados apontam que a arte de ensinar brincando é uma ação que poucos educadores e mediadores do conhecimento conseguem realizar, visto que o brincar faz parte da natureza da criança. Afirma-se com o estudo que, quando o brincar se volta para a sala de aula, o aluno consegue desenvolver-se e aprender mais sobre si mesmo, seu corpo e suas funções motoras e também sobre o ambiente que o rodeia.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mirele Leila da Silva Barbosa, Maricélia Félix Andrade Bringelhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4092Racismo dentro das Escolas: Saúde Mental das Crianças Racializadas e Estratégias de Enfrentamento2024-11-04T10:31:44-03:00Daynara Mayany da Silvamariaflor202020@outlook.comDébora Benício Alves Oliveiraprofadebora.ba@gmail.comFrancisca Ivoneide Benício Malaquias Alvesivoneidebenicio83@gmail.comMaricélia Félix Andrade Bringelmariceliafelixandrade@gmail.com<p>Esse estudo busca compreender como a discriminação continua desenvolvendo problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima, além de propor estratégias de enfrentamento que possam ser implementadas no ambiente escolar para mitigar esses efeitos. A pesquisa se desenvolve com base em uma metodologia qualitativa explicativa e utiliza histórias e exemplos práticos para contextualizar o tema de forma acessível. A partir da análise, constata-se que a adoção de práticas educacionais inclusivas e políticas antirracistas pode promover um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo, reduzindo os impactos negativos do racismo na saúde mental e emocional das crianças racializadas. Conclui-se que o enfrentamento eficaz do racismo nas escolas é essencial para o desenvolvimento saudável dessas crianças e para a construção de um espaço educativo mais justo e inclusivo. Esse enfrentamento exige um compromisso contínuo de toda a comunidade escolar, com ações que vão desde a capacitação de educadores até a criação de ambientes que promovam o diálogo e a representatividade.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Daynara Mayany da Silva, Débora Benício Alves Oliveira, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Maricélia Félix Andrade Bringelhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4097Saúde mental: Tratamento Psicológico associado a Terapia Medicamentosa2024-11-04T10:31:39-03:00Sérgio Lúcio Albuquerque NóbregaSergio.l.nobrega@gmail.comRaissa Matos Tavaresraimatos010@gmail.comMário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbregamgnobrega@gmail.comMichael Moreira Cruz Gonçalves Santanamichaelcsantana@hotmail.comElizabeth Alves Silvaelizabethalvessilva@gmail.comMartha Maria Macedo Bezerramarthamacedo2016@gmail.com<p>As modernas formas de tratamento que associam psicoterapia e intervenção medicamentosa, têm sido mais utilizadas numa ampla grama de possibilidades. Além disso, tem havido maior demanda pelo uso de medicações apropriadas, combinadas com a utilização técnicas psicoterapêuticas, o que tem cada vez mais, chamado a atenção, seja de psicólogos como de psiquiatras. A junção entre essas duas terapêuticas tem se mostrado especialmente importante nas situações de transtorno bipolar, quadros de depressão, ansiedade, e até de esquizofrenias, onde apenas o uso de medicamentos tende apenas a propiciar a estabilização da condição. O presente estudo discute A saúde mental e os benefícios de uma associação entre o tratamento psicológico e a terapia medicamentosa. Concluiu-se que a combinação da psicoterapia com a farmacoterapia representa uma estratégia mais completa para o tratamento de diversos transtornos mentais. Embora haja desafios a serem enfrentados, os benefícios dessa combinação, como a redução mais eficaz dos sintomas, a prevenção de recaídas e a melhor adesão ao tratamento, demonstram que essa é uma estratégia poderosa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sérgio Lúcio Albuquerque Nóbrega, Raissa Matos Tavares, Mário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbrega, Michael Moreira Cruz Gonçalves Santana, Elizabeth Alves Silva, Martha Maria Macedo Bezerrahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4055Diagnóstico e singularidades da criança com Síndrome de Coffin-Siris: um relato de experiência2024-09-17T20:28:08-03:00Ana Paula de Oliveira Machado do Nascimento ana.nascimento11@gmail.comMaria de Lourdes Dias Rodrigueslourdesdiasaprender@gmail.comJoanna de Paolijoannadepaoli@gmail.com<p>Percebemos a escassez de informações sobre a síndrome de Coffin-Siris durante o acompanhamento pedagógico de uma criança de 3 anos com esta condição. Na literatura biomédica, o diagnóstico é descrito como um conjunto de características de hipoplasia ou aplasia, dismorfismos faciais, interrupções intelectuais etc. Por meio da compreensão histórico-cultural do desenvolvimento de pessoas com deficiência, e com base no Método Dias-Presotti, organizamos recursos e estratégias para o processo de ensino. Apresentamos nosso relato de experiência de intervenção psicopedagógica ocorrido por 5 meses, e os decorrentes indícios dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da linguagem da criança. Com este trabalho pretendemos contribuir com a ampliação dos diálogos acerca desta condição.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Me. Ana Paula de Oliveira Machado do Nascimento, Me. Lourdes Dias, Dra. Joanna de Paolihttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4078Impactos do Diagnóstico Tardio e do Tratamento na Qualidade de Vida de um Paciente com Doença de Crohn: Um Relato de Caso com Revisão de Literatura2024-11-04T10:31:53-03:00Caroline de Oliveira Melocaroline.meed02@gmail.comAline Carvalho de Souzacaroline.meed02@gmail.comAna Veronica Serafim Nevescaroline.meed02@gmail.comDenise de Souza Ferreiracaroline.meed02@gmail.comGiovanna de Menezes Cavalcanticaroline.meed02@gmail.comGuilherme Miguel de Campos Rocha Nascimentocaroline.meed02@gmail.comJoão Célio Coelho Ferreira dos Santoscaroline.meed02@gmail.comAntonio Marlos Duarte de Melomarlos_duarte@outlook.com<p>A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória gastrointestinal crônica, caracterizada por acometer desde a boca até reto por meio de sintomas inflamatórios, estenosantes e penetrantes, além de outras complicações, sendo sua principal suspeita patogênica relacionada com o desequilíbrio bacteriano no corpo. Trata-se de um relato de caso (com dados obtidos do prontuário do paciente) com revisão de literatura de 15 artigos obtidos dos bancos PubMed, SciELO e LILACS. A análise do caso destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da DC, bem como a complexidade da gestão da doença em casos graves. Além disso, enfatizam-se os desafios físicos e emocionais enfrentados pelos pacientes com DC, incluindo múltiplas intervenções médicas, adaptação a alterações na função intestinal e preocupações com a qualidade de vida. A fim de melhorar a funcionalidade do paciente, o manejo da DC requer uma abordagem multidisciplinar que inclua cirurgiões, nutricionistas, gastroenterologistas e profissionais de saúde mental.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Athena de Albuquerque Fariashttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4063Espaços Não Escolares e a Educação Permanente como possibilidade da Autenticidade do Ser Humano2024-11-04T10:32:08-03:00Eliza Fernandes Moreirajoelsonrmiguel@hotmail.comFrancieudo da Silva Torresjoelsonrmiguel@hotmail.comJosé Roberto Moura Rolimrevistafolhadamata@gmail.comRonney Costa de Moraisjoelsonrmiguel@hotmail.com<p>O presente trabalho pretende apresentar aspectos da educação na atualidade, discorre sobre as propostas para a educação permanente e os desafios na era tecnológica, a pedagogia na contemporaneidade dentro e fora da escola e o seu papel em espaços não escolares. Fundamenta-se teoricamente em Paulo Freire (2018), Werneck (2019) e Paiva Neto (2024), entre outros. Este trabalho se justifica a partir do momento em que se discutem os aspectos a valorização da educação, a participação da família dentro do processo de ensino e pretende, portanto, servir como parâmetro junto aos pais que poderão se conscientizar do seu papel na aprendizagem dos filhos. Sendo uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se a partir do estudo teórico-bibliográfico.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Eliza Fernandes Moreira Moreira, Francieudo da Silva Torres Torres, José Roberto Rolim, Ronney Costa de Moraishttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4060 A Docência no Ensino Religioso: Contribuições das Práticas Pedagógicas Laicas para a Formação2024-11-04T10:32:11-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comTeresinha Silva de Araújoterezinhaaraujo1971@outlook.comTiago Teixeira da Silvacostasacramento.reinaldo@outlook.com<p>O Ensino Religioso, principalmente no que se refere a exclusão da prática do proselitismo nos contextos escolares. Ressalta-se que essa questão é de suma importância, para que se possa refletir sobre a concepção de Ensino Religioso presente na legislação educacional brasileira, a qual encontra-se pautada nos pressupostos do campo de conhecimento da ciência da religião, que por sua vez defende que exista uma educação religiosa autêntica a partir de uma visão pluralista e contemporânea que contemple os valores teóricos, sociais, políticos e pedagógicos do estudo da religião para a formação do cidadão. Portanto, para isso é fundamental analisar o papel e o lugar do Ensino Religioso no cenário da educação brasileira considerando a sua configuração histórica, social e cultural, buscando demarcar especificamente em que lugar essa disciplina encontra sua legitimidade e sua finalidade educativa, a qual deve estar pautada na laicidade e no respeito à diversidade religiosa. Neste contexto, destaca- se a importância da escola como instituição social que deve promover o reconhecimento da pluralidade religiosa em todos os espaços culturais.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Teresinha Silva de Araújo, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4062Vivências da Educação Religiosa Laica na Contemporaneidade2024-11-04T10:32:10-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comTeresinha Silva de Araújoterezinhaaraujo1971@outlook.comTiago Teixeira da Silvacostasacramento.reinaldo@outlook.com<p>O presente estudo se propôs a discutir sobre as vivências da Educação religiosa laica, na contemporaneidade. O Ensino Religioso, assim como qualquer outro aspecto cultural é constituído e construído dentro de um contexto histórico-social que passa por inúmeras mudanças e transformações naturais da evolução humana, em que algumas dessas mudanças marcam a história da humanidade pelo impacto que causam aos sujeitos que a compõe. O estudo concluiu que, ao adotar as ciências da religião como referência, parece implicar em consentir e garantir o respeito ao diferente, enxergando a existência das diversas manifestações religiosas como práticas culturais, onde cada sujeito tem a sua forma própria de reverenciar o sagrado. Compreende-se dessa forma, que a religião se representa como algo importante na vida social e ética do cidadão.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Teresinha Silva de Araújo, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4016Psicologia na Assistência Social: Um Campo de Práticas com acesso às Políticas Sociais2024-11-04T10:32:22-03:00Tiago Rodrigues dos Santoseutiagorodriguess@gmail.comZolnei Vargas Ernesta de Córdovazolneivargas@hotmail.comLuiz Paulo Matiaspaulosethy@gmail.comNatan Lessa Ferreiranatanlessaf@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é analisar a atuação dos profissionais de Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, enfatizando sua inserção no campo desta política pública, bem como desmistificar as atribuições do psicólogo no cotidiano do trabalho com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. O Sistema Único de Assistência Social organiza os serviços da Política de Assistência Social, e o psicólogo deve estar inserido em todos os níveis de proteção e serviços, compondo obrigatoriamente as equipes de referência e tendo sua atuação pautada na ética e na articulação com as demais políticas públicas. Em síntese, a reflexão deste trabalho contribui para o aprimoramento da inserção técnica das práticas psicológicas na política de assistência social, conforme preconiza a Resolução nº 17, de 20 de junho de 2011, trazendo o psicólogo como função essencial na composição das ações no Sistema Único de Assistência Social. Por sua vez, a metodologia terá um caráter qualitativo, buscando em fontes literárias outros estudos que já tenham sido demarcados e analisados como casos semelhantes nas produções teórico-conceituais já desenvolvidas na ciência psicológica no campo do SUAS.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tiago Rodrigues dos Santos, Zolnei Vargas Ernesta de Córdova;Luiz Paulo Matias; Natan Lessa Ferreira https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4068Orientações Nutricionais a Indivíduos Diagnosticados com Urticária Crônica Espontânea: Uma Revisão de Escopo2024-11-04T10:32:03-03:00Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabralsymaraabrantes_@hotmail.comCarlos Kennedy Tavares de Limacarlos.kennedy@professor.ufcg.edu.brLeonardo Coêlho Bezerradrleonardobezerra@hotmail.com<p><a href="https://saude.novartis.com.br/urticaria/o-que-e-uce-urticaria-cronica-espontanea/">A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é definida pelo surgimento espontâneo de pápulas com ou sem angioedema, que persistem por mais de seis semanas, podendo ter causa conhecida ou não</a>. <a href="https://saude.novartis.com.br/urticaria/o-que-e-uce-urticaria-cronica-espontanea/">A urticária é desencadeada pela vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e edema, devido à liberação de histamina de mastócitos, que pode ser provocada por diversas substâncias</a>. <a href="https://saude.novartis.com.br/urticaria/o-que-e-uce-urticaria-cronica-espontanea/">O diagnóstico da UCE envolve a exclusão de diagnósticos diferenciais, identificação de fatores desencadeadores e avaliação dos impactos na vida dos indivíduos</a><a href="https://saude.novartis.com.br/urticaria/o-que-e-uce-urticaria-cronica-espontanea/"><sup>1</sup></a>. <a href="https://saude.novartis.com.br/urticaria/o-que-e-uce-urticaria-cronica-espontanea/">O tratamento inclui cuidados gerais, combate a agentes infecciosos e uso de medicamentos como anti-histamínicos, corticosteroides e, em casos difíceis, anticotrienos, imunomoduladores e anti-IgE</a>. Trata-se de uma revisão de escopo. As buscas foram realizadas mês de outubro de 2023, na Biblioteca Virtual <em>Scientific Electronic Library Online</em> (Scielo), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Pubmed. Foram utilizadas as estratégias de buscas: dieta AND urticária crônica; diet AND chronic urticaria. Em artigos científicos, disponíveis na íntegra, escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados nos últimos 10 anos (2013-2023). A busca inicial retornou 203 arquivos, dos quais, após aplicação inicial dos filtros (disponibilidade dos textos completos, idiomas, ano), bem como da exclusão de duplicidades, passaram para leitura dos títulos e resumos 48 textos. A síntese dos dados foi realizada de forma qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que a UCE é uma doença de etiologia não completamente elucidada, que tem seu tratamento limitado a sintomatológicos, com objetivo de inibir a liberação histamínica. Também foi observado o potencial da terapêutica nutricional, seja com limitação dietética ou suplementação de micronutrientes, como adjuvante no manejo das crises e redução da sua gravidade.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Carlos Kennedy Tavares de Lima, Leonardo Coêlho Bezerrahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4049Constituições e Encerramentos de Pequenos Negócios no Estado de Minas Gerais em tempos de Pandemia2024-11-04T10:32:14-03:00Alexsandro da Silva Almeida Junioralexsandrodasilvaalmeidajunior@gmail.comDeisy Kelly Silva Santosdeisy183.com@gmail.comEduardo de Oliveira da Purificaçãoeduardo.oliv.p@gmail.comPaloma Costa de OliveiraPahcostaprova5123@gmail.comPedro Henrique Moreira Bertopedromoreiraberto.pb@gmail.comSabrina Meira Rochasabrina.meira2014@gmail.comWendley Ikell Ferreira Mendes ikellmendes@gmail.comMaria Elizete Gonçalvesmariaeliz.unimontes@gmail.com<p>O presente estudo objetiva investigar o impacto da pandemia da COVID-19 nas Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) - que constituem os pequenos negócios - no estado de Minas Gerais, utilizando dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no período de 2013 a 2020. A pesquisa, de natureza descritiva, fez uso de dados sobre abertura e fechamento dos pequenos negócios, em um primeiro momento, para cada ano do estudo e para o Estado; e em um segundo momento, para as regionais do Estado, para os anos de 2013 e 2020. Foi identificado que os MEIs e as MEs tiveram mais dificuldade em manterem as operações. Ademais, as diferenças socioeconômicas de cada regional parecem estar relacionadas à abertura e fechamento dos pequenos negócios, o que denota a necessidade de intervenção governamental a fim de reduzir o impacto dessas diferenças.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 ALEXSANDRO DA SILVA ALMEIDA JUNIOR, DEISY KELLY SILVA SANTOS, Eduardo de Oliveira da Purificação, Paloma Costa de Oliveira, Pedro Henrique Moreira Berto, Sabrina Meira Rocha, Wendley Ikell Ferreira Mendes ; Maria Elizete Gonçalves; Maria Elizete Gonçalveshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4040O Papel Social atribuído à Mulher nas animações She-Ra e Boruto2024-11-04T10:32:17-03:00Pedro Henrique Carvalho Baptista baptistaph@gmail.comAmanda Castroamandacastrops@gmail.com<p>Este trabalho teve como objetivo geral discutir o papel social atribuído à mulher a partir do enredo das animações She-ra e Boruto, estabelecendo conexões com o local em que foram criadas. Para tanto, foram selecionadas as animações Boruto e She-ra, por se tratarem de animações lançadas e finalizadas em períodos próximos e por terem sido produzidas em polos diferentes do mundo Oriente e Ocidente, respectivamente. Com essa seleção, pretende-se estabelecer uma relação entre as narrativas das animações e os aspectos culturais relativos aos papéis de gênero dos países que as produziram, identificar se uma animação pode carregar consigo preconceitos relativos aos papéis de gênero e discorrer sobre as diferentes percepções do papel da mulher no ocidente e no oriente, utilizando She-ra e Boruto como exemplificações. Como resultado, é possível observar como as animações estão atravessadas por questões relativas a gênero e como ela afeta e está ligada à vida de diversas pessoas. Embora não seja possível afirmar que exista uma relação de causalidade entre a região que produz a animação e a existência ou não de preconceitos, este trabalho evidencia que as animações são influenciadas pelo meio social.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: animação; cultura; mulher; genêro.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Amanda Castro, Pedro Henrique Carvalho Baptista https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4065A Docência e as Práticas Assistidas e Metodologias Ativas2024-11-04T10:32:06-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comCleyde Nascimento da Silvajoelsonrmiguel@hotmail.comTiago Teixeira da Silvajoelsonrmiguel@hotmail.com<p>A utilização de metodologias ativas redesenha o cenário tradicional de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilitam ao aluno ser colocado no centro do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o construtor do seu conhecimento através de um currículo que acrescenta as distintas disciplinas, possibilitando que ele amplie seu olhar acerca do ser humano, nas suas relações com a sociedade e com o ambiente. Dessa forma torna-se imprescindível priorizar a utilização de estratégias metodológicas inovadoras, que permitam o desenvolvimento de um egresso com perfil capaz de mobilizar mudanças no e para o processo de trabalho. Concluiu-se, pois, que, é importante e urgente, um ensino em que o aluno possa refletir sobre suas ações, verificar seu posicionamento enquanto sujeito social e político. São essas, as chamadas práticas pedagógicas, que possibilitam ao professor uma proposta cada vez mais crítica e reflexiva.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Cleyde Nascimento da Silva, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4066Os Novos Paradigmas do Ensino Ressignificado na Perspectiva Docente2024-11-04T10:32:05-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comCleyde Nascimento da Silvajoelsonrmiguel@hotmail.comTiago Teixeira da Silvajoelsonrmiguel@hotmail.com<p>O presente estudo discute as inovações na sociedade, a globalização e o papel do educador de formar cidadãos é uma função que merece cada vez mais o aprimoramento do saber e da visão humanizada e crítica de quem ensina. Nos dois últimos séculos a educação vem sendo caracterizada pelo pensamento newtoniano-cartesiano que definiu a reprodução e a fragmentação do conhecimento. O advento da sociedade do conhecimento e as facilidades conquistadas pela rede informatizada levam a buscar metodologias que venham atender a um paradigma emergente. Concluiu-se que, é preciso que os profissionais docentes utilizem por meio de suas aulas atividades dinâmicas, que explore dos alunos o que eles têm de melhor, devido a heterogeneidade das escolas isso possibilita a construção de novas propostas, pois são diversos sujeitos em que cada um tem uma aptidão e o profissional pode trabalhar em meio a essas diferenças.</p> <p> </p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Cleyde Nascimento da Silva, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4059Como nasce uma rainha? Notas autoetnográficas de um Processo de Subjetivação frente à Homofobia internalizada2024-11-04T10:32:12-03:00José da Silva Oliveira Netonetooliveirapsi@gmail.com<p>A homofobia internalizada é uma vivência comum ao longo do desenvolvimento de indivíduos homossexuais, e muitos são os cenários e os elementos mediadores que contribuem para seu estabelecimento em nossa dinâmica de vida. Frente a essa problemática, este estudo objetivou, através de uma abordagem qualitativa e autoetnográfica, compreender os elementos mediadores de homofobia internalizada em indivíduos homossexuais a partir da vivência do pesquisador. Usou-se como referência de análise os Estudos Decolonias e a Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, os quais, a partir dos sentidos produzidos na vivência do pesquisador como um homem gay, sinalizaram que: a) a autoetnografia é uma ferramenta potente para a investigação no campo da diversidade sexual; b) há fatores que podem cruzar ao desenvolvimento de homossexuais, ocasiando eventualmente adoecimento psíquico; e c) devemos investigar os fatores de proteção presentes na história de vida de indivíduos homossexuais a fim de fortalecer suas estratégias de resistência.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 José da Silva Oliveira Netohttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4073Como as Novas Tecnologias em Nuvem estão Transformando a Área da Saúde2024-11-04T10:32:00-03:00Alfredo Vasconcelos de Andradesymara_abrantes@hotmail.comDiego de Lima Cruzsymara_abrantes@hotmail.comJoão Gabriel Abrantes de Oliveira Uchôasymara_abrantes@hotmail.comJosé Augusto Oliveira Rufinosymara_abrantes@hotmail.comHermes Melo Teixeira Batistahermesmelo@oi.com.br<p>A área da assistência médica é muito importante nos dias atuais, porém está longe de ser um sistema perfeito. No entanto, ela pode ser potencializada com o uso de novas tecnologias da informação, como a Computação em Nuvem. Visando uma melhoria e a junção dessas duas áreas, neste trabalho, foi feita uma discussão, por meio de uma revisão bibliográfica em artigos encontrados no Google Scholar e em sites relacionados à Computação na Nuvem na área da assistência médica, sendo abordados os pontos positivos e os negativos dessa interação. Com os resultados, foi constatada a conclusão de que a computação em nuvem é bastante importante para a assistência médica, tanto na área administrativa, quanto na questão da praticidade, em relação ao compartilhamento de informações entre os profissionais da área sobre a saúde do paciente. Entretanto, há, ainda, algumas dificuldades para que se tenha uma junção harmônica, tais como a insegurança com relação aos dados e a integridade deles.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alfredo Vasconcelos de Andrade, Diego de Lima Cruz, João Gabriel Abrantes de Oliveira Uchôa, José Augusto Oliveira Rufino, Hermes Melo Teixeira Batistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4074Concepções e Contribuições Metodológicas para o Ensino e Aprendizagem2024-11-04T10:31:59-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comTiago Teixeira da Silvajoelsonrmiguel@hotmail.com<p>O presente estudo discute as concepções e contribuições metodológicas para o ensino e aprendizagem. A aprendizagem é um processo em que os conhecimentos pré adquiridos, se tornam a base para a construção de novos conhecimentos. A idade escolar é a época mais propícia para que a aprendizagem seja efetivada, haja vista que esta fase proporciona ao indivíduo tanto desenvolver-se intelectualmente quanto ampliar o seu conhecimento. Dessa forma a aprendizagem se apresenta como sendo um dos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento não apenas cognitivo, como também motor e psicológico de qualquer indivíduo. Concluiu-se pois que, apesar de se reconhecer que o uso de metodologias significativas é um fator de extrema importância no processo de formação e aprendizagem, não deve-se ignorar que muitos professores ainda resistem em abrir mão de métodos embasados no tradicionalismo. Dessa forma, a sala de aula tradicional ainda faz parte da realidade de muitas escolas em nosso país. Ainda representa um desafio, uma ação do professor em prol de uma mudança de postura, que considere uma proposta pedagógica embasada em metodologias inovadoras.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4075Aspectos Pedagógicos da Formação na Modernidade2024-11-04T10:31:58-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comTiago Teixeira da Silvacostasacramento.reinaldo@outlook.com<p>O presente estudo discute aspectos pedagógicos da Formação na modernidade. A escola é uma instituição social que tem como objetivo promover mudanças e transformações na sociedade por meio dos processos educativos. A profissão docente é uma prática educativa que consiste na intervenção da realidade social por intermédio da educação. Quando se trata de educação escolar, são os professores que propiciam essa intermediação. Portanto, a formação de quem vai formar torna-se central nos processos educativos formais, na direção da preservação de uma civilização que contenha possibilidades melhores de vida e coparticipação de todos. Por isso, compreender e discutir a formação, as condições de trabalho e carreira dos professores, e, em decorrência sua configuração identitária profissional, se torna importante para a compreensão e discussão da qualidade educacional de um país, ou de uma região. Concluiu-se pois, que, a escola ainda demanda políticas públicas que reconheçam a importância de uma formação sólida e continuada do professor, para que se obtenha uma melhor qualidade na educação.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Tiago Teixeira da Silvahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4076Modelos de Trabalho: Impactos na performance e na qualidade de vida dos profissionais da área de Tecnologia da Informação2024-11-04T10:31:56-03:00João Gabriel Abrantes de Oliveira Uchôasymara_abrantes@hotmail.comElyskarien Ferreira Rosendo Medeiroselyskarien@gmail.comJose Marcondes Macedo Landimmarcondeslandim@gmail.comGislene Farias de Oliveiragislene.farias@ufca.edu.br<p>A performance e a qualidade de vida dos funcionários de qualquer empresa ou organização são aspectos de grande importância para todas as entidades envolvidas, visto que é necessário equilíbrio entre ambas as partes para possibilitar uma relação empregatícia saudável e eficiente. Assim, uma das maneiras que as empresas podem manipular a forma de trabalho dos seus empregados consiste no estabelecimento de modelos de trabalho que os funcionários devem seguir, sendo esses o presencial, remoto e híbrido, cada um com características e impactos distintos na performance e qualidade de vida. Com base nisso, este trabalho buscou analisar os impactos dos modelos de trabalho na performance e na qualidade de vida dos funcionários da área de Tecnologia da Informação. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa Survey cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário. Com base nas respostas obtidas, foi realizado um tratamento estatístico através do qual foram feitos testes de hipótese para verificar o impacto do modelo de trabalho remoto em relação aos outros. Por fim, concluiu-se que o modelo de trabalho remoto, com base nos dados colhidos, apresenta bons indícios de que contribui positivamente para a performance e qualidade de vida. Ademais, constatou-se também que o modelo de trabalho remoto apresenta indícios significativos do impacto positivo na qualidade em relação aos outros modelos, entretanto, não existem evidências suficientes para constatar que essa declaração seja verdadeira para a performance.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Gabriel Abrantes de Oliveira Uchôa, Elyskarien Ferreira Rosendo Medeiros, Jose Marcondes Macedo Landim, Gislene Farias de Oliveirahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4077Contribuições Metodológicas da Educação Religiosa no Contexto Laico2024-11-04T10:31:55-03:00Reinaldo da Costa Sacramentocostasacramento.reinaldo@outlook.comTeresinha Silva de Araújoterezinhaaraujo1971@outlook.comTiago Teixeira da Silvacostasacramento.reinaldo@outlook.com<p>O presente estudo objetivou analisar as contribuições metodológicas da educação religiosa, no contexto laico. Para que o Ensino Religioso possa existir dentro do padrão de educação democrática e laica, é importante que a escola assuma a responsabilidade em trabalhar de maneira ética e moral garantindo o respeito a toda e qualquer religião. Dessa maneira, no que se refere ao âmbito escolar pode-se pensar o Ensino Religioso como resultado prático, da transposição didática do conhecimento produzido pela Ciência da religião, para aulas do ensino público fundamental e médio. o Ensino Religioso como disciplina presente na educação, pautada na perspectiva pluralista de ensino e compatível com o Estado laico, pode contribuir significativamente para a formação dos cidadãos em que os valores éticos e morais possam ser transformadores e emancipatórios, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais humana, empática e ética.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gislene Farias de Oliveirahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4081A Importância da Prática da Pedagogia Hospitalar para a Continuidade do Processo Educacional de Crianças Hospitalizadas2024-11-04T10:31:51-03:00Maria Lívia Dantas Moreira Silvasymaraabrantes_@hotmail.comLeonardo Coêlho Bezerraleonardobezerra@hotmail.comEmídia Inácio Timóteoemidiatimoteo@gmail.comCarlos Kennedy Tavares de Limacarlos.kennedy@professor.ufcg.edu.brSymara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabralsymaraabrantes_@hotmail.com<p>O presente estudo objetivou analisar a importância da pedagogia hospitalar para o profissional e para o usuário, e como as práticas desse profissional podem ser incorporadas no ambiente hospitalar, na promoção da continuidade do aprendizado da criança. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com busca em artigos científicos, busca livre na internet e em livros. Os resultados revelaram que na licenciatura em pedagogia, são diversos os caminhos que podem ser seguidos, entre eles está o da pedagogia hospitalar. É importante a aplicação da pedagogia nos espaços hospitalares, pois é a partir dela que se pratica o direito a educação, quando o aluno esteja limitado por algum motivo de doença, possibilita a inclusão, no espaço hospitalar, da rotina escolar. Desse modo, é possível compreender que a pedagogia hospitalar possui o intuito de dar prosseguimento a vida escolar das crianças e adolescentes que necessitam de reiterado internamento, além de gerar exercícios que contribuam para a preparação do aluno enfermo e que amparem na fase em que esteja hospitalizado. Assim, foi debatido o papel da pedagogia hospitalar, verificando quais os impasses do aluno internado, e elementos que venham colaborar para a percepção e recuperação da doença dos alunos. A essência da pedagogia hospitalar é proporcionar assistência, e proporcionar acolhimento afetivo humanizado, seja para o doente, seja para seus parentes. Portanto, o referido trabalho discorre acerca da atuação e dos métodos do profissional da pedagogia na área hospitalar, como forma de garantia do direito a educação para todos.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gislene Farias de Oliveirahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4082Assédio Moral sofrido por Operadores de Telemarketing e Call Center2024-11-04T10:31:49-03:00Eduarda de Oliveira Forestoneduarda.1094165@discente.uemg.brMatheus Gomes Machado matheus.1015701@discente.uemg.brAna Lucia de Paula Ferreira Nunesana.nunes@uemg.br<p>O assédio moral é uma questão que permeia intrinsecamente os mais variados contextos sociais, afetando a preservação de ambientes de convivência benfazejos, adequados e éticos. O campo de call center é hoje em dia um dos mais impactados pelo assédio moral. A execução constante de abusos, violência física e psicológica, ademais da demanda para lograr metas de produção impraticáveis e inacessíveis faz do ambiente de trabalho um lugar adverso. As práticas assediadoras são colocadas na própria estruturação do trabalho, abrangendo todos os operadores de telemarketing. Assim sendo, o presente trabalho busca analisar sobre o assédio moral sofrido por operadores de telemarketing e call center, e, como isso pode ser superado. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores que discorrem sobre o tema. Conclui-se que o assédio moral continua a ser um fenómeno social generalizado, predominante tanto em contextos laborais como educativos. As consequências negativas e graves do assédio para as vítimas e para as organizações estão bem documentadas e incluem problemas de saúde física e mental, diminuição da satisfação no trabalho, menor compromisso organizacional e sintomas de perturbação de stress pós-traumático, assim pode impactar negativamente a experiência no local de trabalho, e, para combater essa conjuntura é necessário que líderes e gestores observem e desenraizem essas situações com ações, palestras e conscientização coletiva.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Eduarda de Oliveira Foreston, Matheus Gomes Machado , Ana Lucia de Paula Ferreira Nuneshttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4085A Importância das Equipes Interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)2024-11-04T10:31:48-03:00Fernando França Fernandesfernandofernandesf13@outlook.comElizabeth Alves Silvaelizabethalvessilva@gmail.comMartha Maria Macedo Bezerramarthamacedo2016@gmail.com<p>O trabalho realizado pelas equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) envolve uma abordagem colaborativa e integrada para oferecer cuidados de saúde mental. Esses profissionais, vindos de diferentes áreas como psicologia, psiquiatria, enfermagem, assistência social, entre outras, unem seus conhecimentos e experiências para criar estratégias de tratamento personalizadas e humanizadas, que atendam às necessidades específicas de cada pessoa em sofrimento psíquico. O objetivo do presente estudo foi analisar a importância do trabalho das equipes interdisciplinares, atuantes em um CAPS no Sul do Ceará. Contou com a participação de 23 profissionais de diferentes CAPS (CAPSad, CAPSi e CAPS III) em um município do Sul do Ceará. Foi realizada entre maio de 2022 e abril de 2024. Para coletar os dados, foram utilizadas técnicas como observação e encontros de discussão sobre o trabalho. Os resultados levaram a crer que a atuação em equipe facilita a troca de saberes, enriquecendo o cuidado e garantindo uma atenção mais ampla e efetiva ao paciente, sempre com o foco em sua recuperação e reintegração social. Conclusão: A dimensão coletiva do trabalho interdisciplinar contribui significativamente para uma gestão mais eficiente das atividades. No entanto, é essencial que os coletivos de trabalho sejam fortalecidos, com a criação de espaços grupais mais efetivos para discussão, troca de ideias e colaboração. Isso favorece a construção de uma equipe mais coesa e preparada para enfrentar os desafios do dia a dia.</p> <p><strong> </strong></p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fernando França Fernandes, Elizabeth Alves Silva, Martha Maria Macedo Bezerrahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4086Psicologia e Saúde Mental: O Espaço Escolar e a Inserção de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista 2024-11-04T10:31:47-03:00Vittória Nórcio de Oliveiravittorianorcio@gmail.comZolnei Vargas Ernesta de Córdovazolneivargas@hotmail.comCristiane da Silva Vieira Alvescra@unesc.netRosimeri Vieira da Cruz de Souzarosimerivieira@unesc.net<p>A psicologia tem com proposta de ação desempenhar um papel crucial na inserção de crianças e adolescentes autistas no ambiente escolar. Por vezes as contribuições podem incluir o desenvolvimento de estratégias para promover a inclusão, fornecer apoio emocional e educacional, além de facilitar a compreensão das necessidades específicas desses alunos. As abordagens e técnicas psicológicas buscam criar ambientes escolares mais acessíveis e adaptados, promovendo uma educação inclusiva e respeitando a diversidade neurocognitiva. Neste sentido a pesquisa buscou compreender o papel da psicologia e suas atribuições no espaço escolar e como ocorre a inserção das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, visando a saúde mental destes. Além disso, buscou-se compreender a família frente ao diagnóstico do TEA, bem como investigar em conteúdos literários, metodologias pedagógicas nos espaços escolares. Por meio desta pesquisa literária, foi possível levantar recortes por meio de pesquisas anteriores sobre o tema em questão. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, onde o estudo da pesquisa foi através de uma revisão da bibliografia de outras pesquisas anteriores realizadas e que contemplem o referido tema. </p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Vittória Nórcio de Oliveira, Zolnei Vargas Ernesta de Córdova, Cristiane da Silva Vieira Alves, Rosimeri Vieira da Cruz de Souzahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3932O Elevado Índice de Informalidade Laboral no Recôncavo Baiano, Viola Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhadores Rurais2024-11-04T10:32:25-03:00José Araujo Avelinodravelino@hotmail.com<p>Os trabalhadores rurais brasileiros foram contemplados em pé de igualdade com as mesmas condições em direitos e garantias do trabalho em relação aos trabalhadores urbanos, depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, mesmo, sendo regidos por meio de lei específica. Todavia, passados mais de três décadas de existência da Constituição, observamos, através na presente pesquisa, que os trabalhadores rurais permanecem com seus direitos violados por parte dos empregadores, de modo que, o trabalho informal atinge altos índices na região, conforme demonstra os dados da presente pesquisa, onde, se revela que 97% dos trabalhadores rurais do território identidade do Recôncavo baiano se encontra em situação de informalidade no trabalho, não estão sendo assistidos pelo sindicato da categoria e nem pelos órgãos de controle estatal. Por via de consequências a ausência de trabalho formal, tem elevado o déficit previdenciário, já que esses trabalhadores não contribuem para o sistema de financiamento da previdência social. No entanto, de forma justa, na velhice, são contemplados com uma aposentadoria rural quando enquadrados no regime de economia familiar, já que esses trabalhadores exercem atividades importantes para o desenvolvimento econômico e alimentar da coletividade através da produção agrícola.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 JOSÉ ARAUJO AVELINOhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4036Centro Socioeducativo Padre Cícero: O Adolescente Privado de Liberdade e sua Relação com a Escola2024-11-04T10:32:20-03:00Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencarcarminha.monteiro@urca.brCrislane Barbosa Azevedocrislaneazevedo@yahoo.com.br<p>O presente artigo analisa a relação com a escola dos adolescentes privados de liberdade no Centro Socioeducativo Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte – Ceará, na perspectiva da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, procurando entender como esses jovens vivenciam o processo educacional em um contexto marcado por restrições e vulnerabilidades. O artigo objetiva analisar como os adolescentes se relacionam com a escola e que sentidos atribuem à mesma. Inicialmente faremos uma abordagem sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, lei 12.594 de 18 de janeiro de 2012), em seguida delineamos um perfil socioeconômico, familiar e escolar dos internos. No ponto seguinte, analisaremos os sentidos/significados que esses adolescentes atribuem à escola. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recursos teórico-metodológicos a pesquisa documental com a análise da legislação nacional e estadual sobre o tema. No âmbito da pesquisa qualitativa utilizou-se para a coleta de dados, a aplicação dos instrumentos balanços do saber e entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da coleta de dados foi realizado no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. A análise possibilitou que as pesquisadoras concluíssem que, apesar de todas as situações de vulnerabilidade, os adolescentes, na sua maioria, atribuem à escola o meio fundamental para alteração positiva do contexto em que vivem. Entretanto, percebeu-se também que alguns não vislumbram essa mudança somente através, evidenciando a necessidade/utilidade da aprendizagem escolar para a consecução de um trabalho/emprego.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencar, Crislane Barbosa Azevedohttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/4096Educação Infantil: Aprimorando o Desenvolvimento das Descobertas e Novos Estímulos de Aprendizagem2024-11-04T10:31:41-03:00Denise Helena Bezerra Rodriguesrodriguesdeny05@gmail.comMaricélia Félix Andrade Bringelmariceliafelix@yahoo.com.br<p>A aprendizagem da educação infantil mediante o desenvolvimento das descobertas e novos estímulos de aprendizagem surge como um assunto bastante reflexivo no ambiente educacional, ressaltando a informação de que, desde o nascimento, já nascemos expostos a vários estímulos que vão auxiliando na formação de conceitos e desenvolvimentos educacionais. O presente artigo apresenta como principal objetivo, ressaltar a importância da descoberta e estímulo na educação infantil. O artigo está organizado na concepção da criança e suas habilidades sociais e na perspectiva do professor diante dos estímulos de aprendizagem. A justificativa para tal embasamento surge como um novo olhar reflexivo diante das ações de aspecto cognitivo das crianças, além de apreciar cada fase de desenvolvimento. O ponto de partida para a construção do artigo acomete a problemática sustentada na concepção em não valorizar vivências importantes da imaginação das crianças mediante estímulos e novas descobertas, muitas vezes através de uma simples brincadeira. A metodologia é de caráter qualitativo e se utilizou da análise bibliográfica acerca do tema, assim como o olhar analítico dentro do espaço educacional das crianças. Os resultados alcançados surgem com o desencadear de informações enriquecedoras e da criação de novas possibilidades ao incentivo do estímulo educacional. As conclusões enfatizam e agregam o estímulo espontâneo das crianças e o aproveitamento do profissional educacional para o desenvolvimento integral do aluno. Uma criança que recebe um estímulo adequado tem uma maior capacidade na aprendizagem.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Denise Helena Bezerra Rodrigues, Maricélia Félix Andrade Bringel