Análise de clima organizacional e ações de endomarketing em uma empresa do campo: um estudo de caso na empresa GrandValle

Autores

  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ludimilla Macedo de Andrade Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paula Nely Vasconcelos Theotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.995

Palavras-chave:

Endomarketing, Qualidade de Vida no Trabalho, Pesquisa de Clima Organizacional, Agronegócio.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as percepções dos colaboradores de campo em relação às ações de endomarketing realizadas pela fazenda GrandValle Agrícola, de Casa Nova (BA). A escolha da fazenda em questão se deu pela importância do negócio para a região e pela massiva contratação de trabalhadores rurais por ela e em todo o Vale do São Francisco. Para tanto, partimos de um pesquisa exploratória com estudo de caso de abordagem qualitativa. No intuito de avaliar o clima organizacional, foi aplicado um questionário estruturado, com amostra aleatória simples, a 20 trabalhadores do setor de manga e 46 colaboradores atuantes do segmento de uva. As dimensões contempladas foram: condições de trabalho, segurança, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, compensação e reconhecimento. Após identificar problemas como absenteísmo e falhas na comunicação entre trabalhadores e gestores, são sugeridas três ações que podem vir a sanar os problemas encontrados, bem como possíveis desdobramentos deste artigo científico.

 

 

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Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Relato de Caso