Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão de literatura

Autores

  • Alan Crosse Duarte Negreiros Rosa
  • Maria Valéria Leimig Telles

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v3i10.97

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. TDAH. Criança. Adolescente.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 6% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.

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Publicado

2009-01-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão