A Contribuição da Dança na Pré-Escola

Autores

  • Paula Stephane de Souza Lima Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Fachusc

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.910

Palavras-chave:

aprendizagem, dança, desenvolvimento infantil

Resumo

A dança é considerada uma manifestação cultural do movimento corporal e quando associamos ao âmbito escolar, é capaz de promover a transmissão de sentimentos, emoções e capacidades criativas e motoras da criança. Diante disso, o presente artigo teve como objetivo apresentar a importância da dança na pré-escola. Este estudo foi conduzido com a base de dados entre os meses de setembro a outubro de 2017. As pesquisas foram investigadas a partir de pesquisa bibliográfica disponibilizadas em bases de dados eletrônicos como scientific electronic library online (SCIELO), Google Scholar e periódicos da CAPES com QUALIS A, B e C, bem como as publicações listadas no site de Programas de graduação e Pós-graduação em pedagogia e em outras organizações atuantes no universo da educação. Após as análises da literatura, foi observado que a dança é capaz de promover o desenvolvimento corporal das crianças, melhorar a capacidade cognitiva e expandir sua habilidade intelectual. Dessa forma, é fundamental que os alunos da pré-escola, bem como nas demais modalidades de ensino, tenham a dança como ferramenta no universo pedagógico capaz de promover a educação e melhoria da qualidade de vida dos alunos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Stephane de Souza Lima, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Fachusc


Referências

CALFA, M. I. S. Cadernos de registro de Monitoria da disciplina Introdução ao Estudo da Corporeidade - Curso de Licenciatura em Dança, Laboratório de Arte-Educação, Departamento de Arte Corporal, Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ. Rio de Janeiro, 2013.

DAMÁSIO, C. A dança para crianças. In: PEREIRA, R. e SOTER, S. (orgs.) Lições de Dança 2, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.

FALSARELLA, A. P., AMORIM, D. B. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Revista Conexões, v. 6, p. 306-317, 2008.

FUX, M. Dança, experiência de vida. São Paulo: Summus, 1983.

GARCIA, J. L.; GLITZ, N. B. A influência da dança na qualidade de vida dos idosos. Buenos Aires, nº139, 2009.

LAUAR, S. J.; MATTOS, A. M. A dança na escola como elemento lúdico e suas contribuições para aprendizagem, 2014. Disponível em: < http://www.cdof.com.br/danca10.htm>. Acesso em: 24 de set. 2017.

MARBÁ, R. F.; SILVA, G. S.; GUIMARÃES, T. B. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.9, n.1, Pub.3, 2016.

MARQUES, I. A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, I A. Ensino de Dança Hoje. São Paulo: Cortez, 1999.

NANI, D. Dança – Educação: Pré-escola à Universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

OLIVEIRA, V. M. de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2001.

SILVA, P. A Canção na Pré Escola. São Paulo: Paulinas, 6 ed, 2001.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus Editora, 2006.

STOKOE, P.; HARF, R. Expressão Corporal na pré- escola. São Paulo: Summus, v. 30, 1987.

TRIGO, C. V. C. A corporeidade na Pré-Escola: pensando uma metodologia para o ensino da Dança. Trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ. Rio de Janeiro, 2014.

PEREIRA, M. L. A formação acadêmica do professor de educação física: em questão o conteúdo da dança [dissertação]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências; 2007.

SCARPATO, Marta Thiago. Dança Educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, abril/2001.

SERAFIM, M. S. Dança, na educação infantil: Efeitos de um Programa de Intervenção Pedagógica. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa UAB da Universidade de Brasília – Pólo Ariquemes-RO, 2014.

SILVA, J. U. Projeto: Artes na Educação Especial – “O corpo e a mente em ação”. 2009. p. 07. Disponível em: <http://lucasdorioverde.apaebrasil.org.br/arquivo.phtml?a=13452>. Acesso em: 24 de set. 2017.

SOUSA, N, C. P .; CARAMASCHI, S.; HUNGER, D. A. C. F. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz, v.16 n.2 p.496-505, 2010.

TREVISAN, P. R. T. C. Influências da dança na Educação das crianças. 2006. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=862. Acesso em: 24 de set. 2017.

WALLON, H. Objetivos e métodos da psicologia. Tradução de Franco de Sousa. Lisboa. Editorial Estampa, 1975.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Comment