A Educação de Surdos: Formação de Professores na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Autores

  • Andrea Silva Araújo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Fachusc
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Fachusc
  • Aline Cássia Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.892

Palavras-chave:

pedagogia, formação de professores em libras, ensino para surdos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar, descrever e analisar os artigos científicos relacionados a importância da educação de surdos na formação de professores. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados de revistas científicas, notas técnicas e monografias, dissertações e teses, em Programas de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Letras/Libras, com embase temporal entre 1999 a 2017. Após a investigação da revisão de literatura e leitura do conteúdo, conclui-se que a educação para os surdos foi conquistada com muita luta, principalmente no que se refere ao preconceito, pois, durante muito tempo, os surdos eram considerados pessoas doentes e motivadores de vergonha dentro da familia e da sociedade, com isso, eram comuns encontrar um surdo abandonado. Destaca-se como a primeira escola de surdos, fundada no Brasil, o “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”, atualmente, “Instituto Nacional de Educação de Surdos” – INES. Além dessa conquista, destaca-se também, como um marco para educação de surdos, a criação da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que estabelece o reconhecimento da LIBRAS como a língua oficial utilizada pelas comunidades Surdas. Dessa forma, a formação de professores em libras é fundamental para atingir o objetivo da lei. Contudo, ainda é necessário que seja aprimorado o ensino de professores em libras, que apesar de existir 55 cursos de graduação e 375 de pós-graduação, são considerados poucos, devido a enorme demanda.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Silva Araújo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Fachusc



Referências

CIBELERARIS. HISTÓRIA DA LIBRAS (língua brasileira de sinais). Disponível em: <https://adaptareincluir.wordpress.com/2012/12/26/historia-da-libras-lingua-brasileira-de-sinais/>. Acesso em: 05 ago. 2017.

COSTA, R. C. R. Proposta de Instrumento para a Avaliação Fonológica da Língua Brasileira de Sinais: FONOLIBRAS. 231 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2012.

COUTO, L. F.; RUBIO, J. A. S. Libras: uma análise histórica na perspectiva da educação inclusiva. Revista Eletrônica Saberes da Educaçã, v.5, n.1, 2014.

e-MEC. Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/> Acesso em: 09 de agos. 2017.

FACION, J. R. et.al. O papel do professor na educação inclusiva. In: FACION, José Raimundo (org.). Inclusão escolar e suas implicações. 2ª edição, Curitiba, Ibpex, 2008.

FÁVERO, O. et al. (Org.) Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.

FERNANDES, E. Teorias de Aquisição da linguagem. In: GOLDFELD, M. Fundamentos em fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

FILHO, D. C.; VITALIANO, C. R. O processo de formação de professores em um programa de inclusão de alunos surdos no ensino médio. VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, p. 2890-2901, 2011.

GARBE, D. S. Acessibilidade às pessoas com deficiência física e a convenção internacional de Nova Iorque. Revista Unifebe, Balneário Camboriú, v.10, p. 95-104, 2012.

KUCHENBECKER, L. G.; THOMA, A. S. Examinar, enquadrar, adaptar o currículo e desenvolver a língua de sinais: estratégias de normalização de alunos surdos down em uma escola de surdos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 347-362, 2011.

MARGALL, S. A. C.; HONORA, M.; CARLOVICH, A. L. A. A reabilitação do deficiente auditivo visando qualidade de vida e inclusão social. O Mundo da Saúde, v. 30, n.1, p. 123-128, 2006.

MARTINS, L. A. R. et al. (Orgs.). Inclusão: Compartilhando Saberes. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2006.

MELO, G. F.; OLIVEIRA, P. S. J. Ensino-aprendizagem de Libras: mais um desafio para a formação docente. R. Educ. Prof, v. 38, n. 3,p. 1-10,2012.

MORI, N. N. R.; Sander, R. E. História da educação dos surdos no Brasil. Seminário de Pesquisa PPE, Universidade Estadual de Maringá, 2015.

QUADROS, R. (Org.). Estudos Surdos I – Série de Pesquisas. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2006.

RAMOS, Clelia Regina. Libras: A Língua dos Sinais dos Surdos Brasileiros. EBOOKS, 2003.

RAMOS, C. R. LIBRAS: A Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros. Disponível em <http://www.editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo2.pdf>. acesso em 06 agos. 2017.

REBOUÇAS, L. S. A prioridade dos docentes surdos para ensinar a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas instituições de ensino superior após o decreto 5.626/2005. 2009. 171f. Dissertação de Mestrado – UFBA, Salvador, BA. 2009.

ROCHA, S. M. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

MONTEIRO, M. S. História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da libras no Brasil. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.292-302, 2006.

SOUZA, C. H. M.; MANHÃES, F. C.; BATISTA, C. M. A.; PINTO, F. O. A perspectiva da libras na formação do professor: um caminho para a inclusão escolar. Revista Digital, v.19, nº 191, 2014.

STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. 1 ed. Florianopólis: Editora UFSC, 2008. v. 1, p 118.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão