O Coaching como Ferramenta na Formação de Liderança nas Organizações Comerciais: Estudo de Caso em uma Empresa de Juazeiro do Norte

Autores

  • Matheus de Medeiros Luna Universidade Doutor Leão Sampaio
  • José Leandro Almeida Neto Universidade Doutor Leão Sampaio
  • Thércia Lucena Grangeiro Maranhão Universidade Doutor Leão Sampaio
  • Franscisca Laudeci Martins Souza Universidade Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.860

Palavras-chave:

Coaching. Gestão de pessoas. Liderança

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo conhecer a importância do Coaching como ferramenta no desenvolvimento da liderança, bem como a aplicação de processos de Coaching no âmbito organizacional e como a liderança e o Coaching estão interligados. Buscando entender como esses procedimentos podem auxilia no desenvolvimento de competências das organizações. Será feito um estudo de caso em uma dada empresa na cidade de Juazeiro do Norte, composta por 26 funcionários. A empresa já existiu há 10 anos, retornando no mês de outubro de 2012. Tendo por volta de três anos e meio de existência. Nessa empresa existem práticas de treinamento para os gerentes, tanto on-line quanto presenciais, a fim de desenvolver os gerentes para que possa treinar a equipe. Quanto às bases lógicas de investigação, método da pesquisa foi hipotético dedutivo. Será aplicado um questionário para os colaboradores e entrevista para o gestor.  Ao realizar o trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, textos em sites e artigos científicos. Ao término do trabalho ficou comprovado que o Coaching é considerada ferramenta de auxílio de liderança, potencializando assim as habilidades e maximização de resultados.

 


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Biografia do Autor

Matheus de Medeiros Luna, Universidade Doutor Leão Sampaio


 

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos