A Prática Pedagógica na Zona Rural do Município de Araripina-Pernambuco: Um Estudo de Caso

Autores

  • Cybele Lima Batista Arraes
  • Eva Lopes de Macedo Cordeiro
  • Josecleide Lopes de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.850

Palavras-chave:

educação rural, prática pedagógica, intervenções

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de contribuir com os educadores na reflexão para a proposição de alternativas da prática pedagógica nas escolas localizadas na zona rural. Tem o propósito de focalizar historicamente a problemática da educação rural, como também a partir dessa análise, a construção de possíveis alternativas de intervenção nessa prática. O contexto em que se desenvolve é na cidade de  Araripina-PE, na escola Mário Andreazza, localizada na zona rural deste município. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos de coleta foram utilizados: o levantamento, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisas de referências, pesquisa documental e pesquisa participativa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cybele Lima Batista Arraes

 

Referências

ALMEIDA, W.A. A dicotomia escola-trabalho no contexto de vida do aluno-trabalhador rural precoce. 1990. Dissertação (Mestrado)– Faculdade de Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 1990.

ANDRADE, M.A. A formação da consciência política dos jovens no contexto dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Tese (Doutorado)– Faculdade de Educação UNICAMP, Campinas, 1998.

AQUINO, Jackson. Socialização e Política, sociedade e cultura, disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf >Acesso em : 29 set. 2012.

ARROYO, Miguel . Escola, Cidadania e Participação no Campo. Em Aberto.Brasília: INEP.1, n.º 9, p.1-6, set., 1982.

BARBOSA, Francisco Saltiel de Alencar(coord.) Anais do Seminário Educação no Meio Rural, MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacioanais.INEP.Brasília, 1983.

CALAZANS, Maria Julieta Cei. Para compreender a educação do estado no meio o rural: traços de uma trajetória. In: Educação e Escola no Campo. Org. THERRIEN, J. e DAMACENO, M. São Paulo: Papirus, 1993.

CAMARGO, Elizabeth Silvares. Cadernos Centro de Estudos Educação e Sociedade . Ed. Cortez, São Paulo, 1986.

DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas Universidade Federal do Ceará Educ. Pesqui. vol.30 no.1 São Paulo Jan./Apr. 2004

FERREIRA, Eudson; LOPES, Ana Mª. Tybisirá - educação do campo e visibilidade social. Brasília: Idéa, 2004.

FREIRE, Paulo. "A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro?"Educação e Sociedade. São Paulo, n.º 10, p. 64-70, set., 1978.

GOBATO, Staine Cardoso Ana Tatiana; BEZERRA, Neto Luiz .PROPOSTAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST - PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HÁ A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA? Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4 v. 4 n. 7, p. 2-21, jan -jun. 2010

KOLLING, Edgar Jorge (et all). Por uma educação básica do campo. Brasília: Editora UNB, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos . Didática. São Paulo: Cortez,1994

LIMA , Celso Junior. O Princípio do Pluralismo de Idéias e Concepções Pedagógicas na Interpretação e Aplicação do Direito Educacional, disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n01/n01a02.pdf > acesso em : 30 set. 2012.

LUKESI,Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.São Paulo ,1995.

MACHADO, Ilma Ferreira. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação Omnilateral. 2003. 325f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2003.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J.Cimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Demerval. Neo-liberalismo ou pós-liberalismo? Educação pública, crise do Estado e democracia na américa latina. In: Estado e educação. Campinas: Papirus,1992.

SAVIANI,Demerval. Escola e democracia: teorías da educação,curvatura da vara, onze teses sobre educação e poitica . 31ª ed.Campinas:Autores Associados, 1997.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ARARIPINA. Proposta Pedagógica do Município de Araripina. s/d.Araripina-PE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ARARIPINA. Regimento Escolar da Escola Mário Andeazza. s/d . Araripina-PE

SOARES, Edla; BLACK, Mabel .Educação do campo. A escola do campo e a cultura do trabalho no mundo da Infância e da adolescencia em Recife. Pernambuco: Ed. Universitária UFPE, 2009.

SOUZA, João Francisco de. A Educação Escolar, nosso fazer maior, des(a)fia o nosso saber. Educação de Jovens e Adultos- Recife: Bagaço;Recife, 2000

THERRIER, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre (Coord.). Educação e Escola no Campo. Campinas: Ed. Papirus,1993.

visibilidade social: uma experiência no sertão do Araguaia. Brasília: Idéia

WERTHEIM, Jorge (coord.) Educação Rural Integrada-A Experiência de Pesquisa e Planejamento Participativo no Ceará , Instituto Interamericano de Cooperacao para a Agricultura-IICA. Rio de Janeiro:Paz e Terra ,1983.

WHITAKER, Dulce e Antuniassi, Maria Helena Rocha. "Escola pública localizada na zona rural: contribuições para a sua estruturação". Cadernos CEDES, n.º 33, p. 9-42 Papirus, 1992.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Estudo de Caso