As Políticas Curriculares que se desdobram nos espaços da Escola e na Formação de Professores

Autores

  • Aparecida Garcia Pacheco Pacheco Gabriel UNIVATES
  • Eduardo José Freire UNIVATES
  • Sidney da Silva Chaves UNIVATES
  • Marlize Reffatti Zinelli UNIVATES
  • Marcelino de Jesus UNIVATES
  • Mariana Emídio Oliveira Ribeiro UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.834

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Espaço Escolar, Pós-Modernidade

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade promover reflexões e questionamentos a partir de um estudo de revisão bibliográfica sobre as Políticas Públicas Educacionais. O referido estudo teve por foco as problemáticas das políticas públicas educacionais criadas pela sociedade na modernidade e pós-modernidade, que,por sua vez, influenciam a formação e o papel do educador. As políticas curriculares constituem uma inquietação expressiva para as autoridades governamentais, gestores, formadores e professores que precisam implementar um currículo que tenha significado para os educandos. Políticas que são elaboradas sem a colaboração dos diversos sujeitos do processo educativo têm menores chances de serem abraçadas pelas escolas. Muitos dos pesquisadores que são contratados para gestarem as reformas e as propostas curriculares estão muito longe das práticas escolares e dos alunos contemporâneos.Os saberes da experiência dos professores são construídos na prática e validados pela prática. Portanto esses profissionais devem ser respeitados em suas condições de produtores de conhecimentos e não como meros executores de políticas.A construção curricular precisa ser dinâmica, participativa, flexível para que seus significados sejam sempre renovados para atender os anseios dos sujeitos do processo educativo e da sociedade. Autores como Brandão (2008), Formosinho (2007), Pacheco (2003 e Tardife (2012) fazem parte do quadro teórico, contribuindo para destacar que, nesse processo de conferir maior coerência e efetividade às políticas públicas curriculares, é necessário, também, intensificar forças na educação para envolver a família e a comunidade na escola, fortalecer o uso de didáticas participativas, ampliar a oferta de espaços físicos que possibilitem múltiplas aprendizagens, aprimorar o trabalho cooperativo, entre outras.

 

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Referências

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos