Gestão Democrática na Escola Pública Contemporânea

Autores

  • Tereza Priscila Silva Oliveira Carvalho UNIVASP
  • Liliany Souza Costa UNIVASF
  • Lucimara Araújo Campos Alexandre UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.800

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Escola Pública. Participação. Resultados

Resumo

O objetivo geral deste artigo é descrever como acontece a gestão democrática e suas contribuições para a melhoria do desempenho organizacional, funcional e resultados alcançados na Escola Simão Angelo. A problemática: saber como a gestão democrática está acontecendo na escola e como a descentralização, participação e transparência podem  aumentando a qualidade e efetividade do ensino. A metodológica é exploratória qualitativa/ quantitativa. A técnica de coleta de dados utiliza observações, análises documentais, entrevista para os segmentos da escolar.  Será realizada uma revisão bibliográfica por meio de leitura de teóricos que tratam do processo de gestão democrática da escola pública, possibilitando uma maior fundamentação do problema investigado. O interesse pela pesquisa surgiu da necessidade de conhecer como o núcleo gestor da escola pratica a gestão democrática para conquistar uma educação ideal. Os resultados demonstraram que os gestores e demais segmentos conhecem e vivenciam os princípios da gestão democrática no cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola Pública. Participação. Resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Priscila Silva Oliveira Carvalho, UNIVASP


 

Referências

ARAUJO, ULISSES F. Escola, Democracia e a Construção de Personalidades Morais. Campinas, 2005. Disponível em:

<http://www.uspl este.usp.br/uliarau/textos/artusp.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.

ARAÚJO, MARIA CRISTINA MUNHOZ. Gestão Escolar. IESDE Brasil, 2009.

BORGES, HELOISA DA SILVA. Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar. Manaus: Edições UEA Ed. Valer, 2008.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.

______, Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acessado em: 10 jul. 2017.

_____. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 10/1/2001, p.1. Disponível em <http://www.diariooficial.hpg.com.br/plano_nac_ educacao.htm>. Acesso em 22 marr.2017.

EYNG, A. M. Planejamento e gestão do projeto político pedagógico desenvolvendo competências. In: EYNG, A. M. (org.). Planejamento e gestão educacional numa perspectiva sistêmica. Curitiba: Champagnat, 2002.

FERREIRA, N.S.C. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In. FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Ed. 5. Goiânia: Alternativa, 2004.

______, JOSÉ CARLOS. Educação escolar, políticas, estruturas e organizações. 2 ed. SP: Cortez, 2005.

_______, JOSÉ CARLOS. Educação escolar, políticas, estruturas e organizações. 10ª ed. SP: Cortez, 2011.

LUCK, HELOÍSA. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

______, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2006. . (Série Cadernos de Gestão)

_______, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências.–. Curitiba: Editora Positivo, 2009

LUCKESI, CARLOS CIPRIANO. Gestão Democrática da escola, ética e sala de aula. ABC Educatio, n. 64. São Paulo: Criarp, 2007.

MENEZES-FILHO, N. Educação e desigualdade. In: MENEZES-FILHO, N. A.; LISBOA, M. (Eds.). Microeconomia e sociedade. Rio de Janeiro: Contracapa, 2001.

PARO,VITOR HENRIQUE .Gestão Democrática da Escola Pública. 3ª ed. São: Editora Ática,2005.

_____, VITOR HENRIQUE. Administração escolar: introdução crítica. 15 ed. São Paulo Cortez, 2008.

PEREIRA, S. M.; FERREIRA, L. S. O compromisso dos professores diante da democratização e autonomia na escola: a gestão do pedagógico. Trabalho apresentado no V Congresso Internacional de Educação - Pedagogia (entre) lugares e saberes. São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

SANDER, B. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.

SCHNECKENBERG, M. O princípio democrático na atuação do diretor de escola: um estudo comparativo entre diretores eleitos e reeleitos da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR. Campinas Unicamp, Tese de Doutorado, 2005.

SILVA, R.C. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, M.R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

WITTMAN, LAURO CARLOS. Gestão Democrática. Curitiba, 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigos