Violência Escolar e Paz numa perspectiva Subjetiva: um estudo a partir da vivência e religiosidade de alunos do último ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcelo Maximo Purificação UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra
  • Elisângela Maura Catarino UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra
  • Eduardo Gusmão de Quadros UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.795

Palavras-chave:

Violência Escolar. Cultura de Paz. Experiência Religiosa. Subjetividade

Resumo

Este estudo integrado na problemática geral da violência escolar e a necessidade de cultura de paz, faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências da Religião realizado na PUC-Goiás (2010-2014), cujo objetivo foi compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar, o conceito e os tipos de violência e propagar a ideia da possibilidade de uma cultura de paz, a partir da representatividade do Sagrado construída na concepção de alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia - Goiás. Os procedimentos metodológicos perpassam por uma perspectiva histórico social multidisciplinar, embasados em pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa. O diálogo teórico materializa em discussões com autores da Ciências da Religião, Educação, História, Filosofia, Sociologia e Teologia. À guisa de conclusão, entende-se, que as relações violentas são construídas nos contextos sociais e quando ocorridas na educação, promove o desinteresse e a insegurança no ambiente escolar. A representação do Sagrado materializado na voz dos sujeitos na PAZ pressupõe na escola toda forma de exclusão e a política de uma vivência harmoniosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Maximo Purificação, UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

Pós-Doutor Júnior em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra (UC-PO, 2014-2016), Pós-Doutorando em Formação de Professores e Identidade Cultural/Gênero - Escola Superior de Educação de Coimbra/ESEC (2016-), supervisionado pela profª Drª Filomena Teixeira. Doutor em Ciências da Religião - área de concentração Movimentos Sociais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás-(PUC-GO, 2010-2014,Conceito 5 na CAPES), orientado pelo prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros. Mestre em Teologia com área de concentração em Educação Comunitária - Infância e Juventude pela Faculdade EST/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FEST/UFRGS, 2007-2009, Conceito 6 na CAPES), orientado pela profª Drª Marga Janete Ströher. Mestre em Ciências da Educação -área de concentração Currículo pela Universidade Evangélica (UEP,2006-2009). Possui especialização em Docência do Ensino Superior (2003); Gestão e Orientação Educacional (2008); Educação Matemática (2011) e Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (2017). Possui formação a nível de Graduação multidisciplinar, com Licenciatura Plena em: Matemática (UEG); Pedagogia(ICSH/UFG); Filosofia (FBB/UNIT); e Bacharelado em Teologia (FATEBOV) (Cursados entre 1994 a 2012). É Professor P-IV Estatutário na SEDUCE Goiás(1999-) e Professor Titular no U/F Mineiros- UNIFIMES (2014, também estatutário). Está como Professor Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (no Brasil, 2012-) e na AFIRSE - Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (em Portugal, 2014-). Líder do GEP-NEPEM- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES (2014-, com pesquisas nas áreas de Processos Educativos e Formação de Professores) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, 2016 -, com pesquisas na área Educação, Gênero e Identidade), Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (GPETSDIAM) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM, 2016-,com pesquisa na área de Educação e Identidade), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (GEPERCS/UNEB, 2017-com pesquisas em: Educação, Juventude, Religiosidade e Cultura de Paz) e no Grupo de Fitotecnia (NEPF), UNIFIMES (2016-, com pesquisa na área de Educação do Campo e Sociologia Rural).

Elisângela Maura Catarino, UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

Pós-Doutora em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Doutora em Ciências da Religião. Professora Titular na UNIFIMES. Coordenadora da Linha de Pesquisa: Processos Educativos do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar – (NEPEM) – CNPq/UNIFIMES.

Eduardo Gusmão de Quadros, UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

Doutor em História. Professor Titular na Universidade Estadual de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa Religião, Cultura e Sociedade; Cultura, Poder e Representações; Núcleo de Estudos Avançados Religião e Globalização – CNPq/PUC-Goiás.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Escolas de paz. Brasília: UNESCO; Governo do Estado do Rio de Janeiro/SEE/UFRG, 2001.

______. Enfrentando a violência nas escolas: um informe do Brasil. In: FILMUS, Daniel et al. Violência na escola: América Latina e Caribe. Brasília: UNESCO, 2003.

______.Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO no Brasil, 2005. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001452/145265POR.pdf.> Acesso em: fev. 2014.

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Caleidoscópio das violências nas escolas. Brasília: Missão Criança, 2006.

ABRAMOVAY, Miriam et al. Gangues, galeras, chegadas e rappers: juventude, violência e cidadania nas cidades da periferia de Brasília. Rio de Janeiro: Garamond,1999.

BERGER, P. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2003.

BEYER, Peter. A privatização e influência pública da religião na sociedade global. In: ______. Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. Petrópolis, vozes, 1998. p. 395-419.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994. (Coleção Cientistas Sociais

BOURDIEU, Pierre et al. A miséria no mundo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CORRÊA, Rosa L. Teixeira. Cultura, cultura brasileira e religiosidade. Curitiba, PR: Ibpex, 2008

CORRÊA, Rosângela Azevedo. Cultura, educação para, sobre e na paz. In: MILANI, Feizi M.; JESUS, Cássia Dias P. de (Org.). Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FORACCI, Marialice M.; SOUZA MARTINS, José. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro; São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1980.

GALIMBERTI, Umberto. Rastros do sagrado: o cristianismo e a dessacralização do sagrado. São Paulo: Paulus, 2003.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. São Paulo: Saraiva, 2002.

______. Um mundo novo é possível: dez boas razões para educar para a paz, praticar a tolerância, ser solidário, promover os direitos humanos. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

KANT, Emmanuel. A paz perpétua. Porto Alegre: L&PM Editores, 1989.

______. (Org.). A paz perpétua: um projeto para hoje. São Paulo: Perspectiva, 2004.

OTTO, Rudolf. O Sagrado. Lisboa: Edições 70, 2005.

RIZZUTO, Ana Maria. O nascimento do Deus vivo: um estudo psicanalítico. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2006.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. As religiões como agentes da socialização. Cadernos CERU, São Paulo: USP, v. 19, p. 15-25, 2008.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigos