A Relação entre Sintomas Depressivos e Habilidades Sociais em Adolescentes

Autores

  • Maria Luzia Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Cristina Fukuda Católica de Brasília - UCB/DF – Brasil
  • Erenice Natalia Soares de Carvalho Federação Nacional das APAES/UNIAPE, FENAPAES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.792

Palavras-chave:

Sintomas Depressivos, Habilidades Sociais, Adolescentes.

Resumo

Essa pesquisa descreve a relação entre sintomas depressivos e o repertório de habilidades sociais em adolescentes, relacionando os níveis de depressão à frequência e dificuldades de habilidades sociais. Participaram 153 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos de uma escola pública localizada em Planaltina, no Distrito Federal. Quatro participantes apresentaram nível moderado de sintomas depressivos e cinco adolescentes, nível grave. Desses, sete foram do sexo feminino. Encontrou-se diferenças entre os níveis de sintomas depressivos entre os sexos, sendo que as adolescentes apresentaram índices de sintomatologia depressiva mais elevada que os adolescentes. Não houve diferenças significativas entre as médias nos escores de frequência e de dificuldade de habilidades sociais entre os sexos. Encontrou-se uma correlação inversa entre depressão e frequência de habilidades sociais e uma correlação positiva entre depressão e dificuldade de habilidades sociais, o que sugere uma relação entre sintomas depressivos e repertório de habilidades sociais em adolescentes.

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Biografia do Autor

Maria Luzia Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília - UNB) e em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC); Psicóloga (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN). É Professora Assistente (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Cláudia Cristina Fukuda, Católica de Brasília - UCB/DF – Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB-  Brasil

Pós-Doutorando em Universidade do Porto, UP - Portugal

Docente no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília - UCB/DF – Brasil 

Erenice Natalia Soares de Carvalho, Federação Nacional das APAES/UNIAPE, FENAPAES, Brasil.

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB-  Brasil

Federação Nacional das APAES/UNIAPE, FENAPAES, Brasil.

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Publicado

2017-07-30

Edição

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Artigos