Principais Medicamentos Utilizados no tratamento da Obesidade e Vias de Ação: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Alciêne Maria de Jesus Costa FAINOR
  • Stênio Fernando Pimentel Duarte FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.728

Palavras-chave:

Obesidade, Tratamento, femproporex, anfepramona, manzidol, sibutramina e orlistate.

Resumo

A obesidade é considerada um dos mais graves problemas de saúde pública e uma epidemia global, é definida como acúmulo excessivo e anormal de gordura no organismo, que pode atingir níveis capazes de comprometer a saúde em diversas faixas etárias, além disso, poderá influenciar na qualidade de vida de crianças e adultos, estando envolvida em consequências psicológicas e sociais. Diante deste cenário, o presente estudo teve por objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre os principais medicamentos utilizados no tratamento da obesidade e suas vias de ação. A metodologia adotada no presente trabalho foi uma revisão sistemática incluindo artigos sobre os principais fármacos utilizados no tratamento da obesidade. Para esse trabalho foi realizado o levantamento bibliográfico de 40 artigos científicos e foram selecionados 24 artigos dos últimos 6 anos. Foi possível observar nos estudos compilados por esse trabalho, que a maioria dos medicamentos utilizados para o tratamento da obesidade consistem em drogas sintéticas derivadas das anfetaminas que atuam diretamente sobre o sistema nervoso central, mais especificamente sobre as regulações do hipotálamo. O estudo sugere que a atenção farmacêutica é de suma importância para prevenção e promoção da saúde, pois pode proporcionar a redução dos problemas relacionados ao abuso de medicamentos moderadores do apetite,

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alciêne Maria de Jesus Costa, FAINOR


Referências

CARVALHO E MARTINS,M.C.;SOUZA FILHO,M.D.;DE CARVALHO,J.S.R.; MULLER,M.C.; NEVES,R.V.;MOUSINHO,P.C.;LIMA,I.P. Uso de drogas antiobesidade entre estudantes universitários. RevAssocMedBras, n.57,n.5,p.570-576,2011.

CASTRO,G.G.; FIGUEIREDO,G.L.A.;DA SILVA, T.S.; DE FARIA, K.C.Qualidade de vida em crianças escolares com sobrepeso e obesidade. Rev. do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde.,v.17, 2016.

CHAVES,A.S.Estabelecimento de um modelo experimental de obesidade em camundongos para estudo da atividade farmacológica de fármacos sintéticos e naturais com ação antiobesidade. Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, Instituto Nacional em Controle de Qualidade em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, 2016, 54 f.: il., tab.

CRUZ,A.C.S.;SANTOS.E.N. Avaliação de medicamentos para emagrecer em farmácias, no município de Ceres- Goiás, Brasil. Rev. Da Universidade Vale do Rio Verde.,v.10,n.1.p 402-409,2013.

DE BRITO, A.F.;RABELO,M.M.; Avaliação do índice de venda da sibutramina na cidade de Ceres-GO. Revista Eletrônica da Faculdade de Ceres,v.2,n.1,2013.

DEFÁVERI,M.A.S.; LAPORTA,L.V.; DOS SANTOS,M.R.; DA SILVEIRA, R.L.;ALVES,M.P.; RUBIM,A.M. Avaliação da qualidade das cápsulas de cloridrato de sibutramina manipuladas em farmácias. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 13, n. 1, p. 71-83, 2012.

DUTRA,J.R.;SOUZA,S.M.F.;PEIXOTO,M.C. Influência dos padrões de beleza veiculados pela mídia, como fator decisório na automedicação com moderadores de apetite por mulheres no município de miracema-RJ. Universidade Iguaçu Campus,,7ª edição, Rio de Janeiro, 2015.

FONSECA-JUNIOR, S.J.; SÁ, C.G.A.B.; RODRIGUES, P.A.F.; OLIVEIRA, A.J.; FERNANDES-FILHO,J. Physicalexerciseandmorbidobesity: a systematicreview. Arquivo brasileiro de cirurgia digestiva, São Paulo, vol.26,n.1, 2013.

FRANCO,R.R.O efeito da Sibutramina na perda de peso de adolescentes obesos. Dissertação(mestrado)-USP-FM-DBD-313/12, São Paulo,2012.

GALVÃO,T.F.; PEREIRA,M.G.; Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.23, n.1, p.183-184, 2014.

LEITE,F.R.M; NAVARRO,A.C. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes freqüentadores de um programa sócio-educativo de uma ONG na zona oeste de São Paulo. Rev. Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.,v.5,n.26, p. 80-89, 2011.

LONDOÑO-LEMOS,M.E.Tratamiento farmacológico contra laobesidad. Rev. Colomb. Cienc. Quim. Farm., v.4,n. 2, p. 217-261, 2012.

LUNAGARIYA,N.A.;PATEL,N.K.;JAGTAP,S,C.;BHUTANI,K.K.Inhibitorsofpancreatic lipase: stateoftheartandclinical perspectives. EXCLI Journal, v.13,p.897-921,2014.

MALTA,D.C.; DA SILVA JR,J.B.Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil após três anos de implantação, 2011-2013. Epidemiol. Serv. Saúde, 2014.

MARTINS, E..L.M.;DO AMARAL,M.P.H.; FERREIRA,M.B.C.;PEREIRA,M.C.S.; PEREIRA CAMPOS,D.;RIBEIRO,D.C. Dispensações de psicotrópicos anorexígenos no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.17,n.12,p. 3331-3342, 2012.

MARTINS,S.O peso da mente feminina: associação entre obesidade e depressão. Rev. Por. Med, Geral Farm, 2012, v.8, p.163-6.

MOREIRA,P.;ROMUALDO,M.C.S;AMPARO,F.C.;PAIVA,C.;ALVES,R.;MAGNONI,D.;KOVACS,C. A educação nutricional em grupo e sua efetividade no tratamento de pacientes obesos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo ,v.6, n.35, p.216-224, 2012. ISSN 1981-9919.

NACCARATO,M.C.;LAGO,E.M.O. Uso dos anorexígenos anfepramona e sibutramina: benefício ou prejuízo à saúde? Revista Saúde, Guarulhos, v.8, n. 1/2, 2014.

OLIVEIRA DA SILVA,L.F.; MENDES DA SILVA,F.V.; OYAMA,S.M.R. Prevalência do uso de medicamentos para emagrecer entre universitárias. Revista Recien. São Paulo, v.3,n.7,p.19-26,2013.

PEREIRA,F.A.;NEVES,E.B.;MASCARENHAS,L.P.;PIETROVSKI,E.F.; Avaliação de prescrições de anorexígenos em farmácia magistral. Rev. Bras. Farm. v.93,v.4,p.

-486, 201.

RIBEIRO,J.R.Avaliação dos efeitos da Bidens pilosa L., BrassicacampestrisL. e sua associação sobre a obesidade induzida por dieta hipercalórica. Dissertação (mestrado) – UNESP – Campus Botucaru,Botucatu, 2014.

WINCK, A.D.; HEINZAMANN-FILHO,J.P.; SOARES,R.B.;DA SILVA,J.S.; WOSZEZENKI,C.T.; ZANATTA,L,B. Efeitos da obesidade sobre os volumes e as capacidades pulmonares em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. Paul Pediatr. 2016,v.34,n.4,p.50-517.

ZUBARANI,C.; LAZZARETI,R.Uso de moderadores de apetite entre estudantes da área da saúde na Região Sul do Brasil. Einstein,v.11,n.1,p:47-52, 2013.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão