Importância da Comunicação Organizacional na Atuação das Equipes de uma Instituição de Ensino Superior na Cidade de Juazeiro do Norte – CE

Autores

  • Islly Gabrielle Tavares Limachi
  • Marysângela de Oliveira Tavares Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.722

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Interna, Canais comunicação

Resumo

Este artigo trata do tema comunicação organizacional, que tem como objetivo geral analisar a percepção dos colaboradores quanto ao processo de comunicação organizacional de uma IES– Instituição de Ensino Superior na cidade de Juazeiro do Norte –CE. O assunto comunicação organizacional é algo bastante discutido no mundo organizacional e na academia, pois, é de fundamental importância para o andamento e desenvolvimento de toda e qualquer empresa,que busca executar processos de forma eficiente e eficaz. Para tanto, primeiro foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema estudado, em seguida uma pesquisa quantitativa com os diversos setores da Instituição, com a aplicação de um questionário. Nele se obteve as respostas pretendidas pela pesquisa. Nos resultados, foram apontadas as ferramentas consideradas mais importantes pelos colaboradores, verificando uma diferença sobre as que eles têm conhecimento que a faculdade utiliza. Também foi detectado que a maioria considera boa a comunicação da IES, mas que pode ser melhorada pelo aumento e melhoria dos seus recursos tecnológicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BARCELLOS, Inêz; Miranda, Cristina. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Campos dos Goytacazes, 2007.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e Prática. 1° Ed., 2002.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: Estratégias de comunicação interna para empresas que buscam a qualidade e a competitividade. Porto Alegre: Ortis, 1998.

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6° Ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CHINEM, Rivaldo. Comunicação empresarial: teoria e o dia a dia das assessoriasde comunicação. São Paulo, SP: Horizonte, 2006.

DUBRIN, Andrew J. Princípios da Administração. Tradução Roberto Minadeo. 4° Ed. Rio de Janeiro: LCT, 2001.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário de língua portuguesa. 2° Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FRANÇA, Fábio; MELO, Waltemir de; FREITAS, Sidnéia Gomes; MESTIERI, Carlos Eduardo. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 1° Ed. São Paulo, SP: Pioneira, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planeijamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4° Ed. São Paulo, SP: Summus, 2003.

_________, Margarida Maria Krohling ( Organizadora). Obtendo resultados com Relações Públicas: como utilizar adequadamente as Relações Públicas em benefício das organizações e da sociedade em geral. 2° Ed. Ver. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2006.

MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura organizacional: conhecimento estratégico no relacionamento e na comunicação com os empregados, 2001.Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

MATTAR, FauzeNajib:Pesquisa de Marketing.São Paulo: Atlas, 2001.

________, Fauze Najib:Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

MATOS, Gustavo Gomes. A cultura do diálogo: Uma estratégia de comunicação nas empresas. Rio de Janeiro. Elsevier, 2006.

NASSAR, Paulo. Obtendo resultados em Relações Públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

PENTEADO, José Roberto Whitaker. A técnica da comunicação humana. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira, 2002.

RÚDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34°. ed.Petrópolis: Vozes, 2007.

RUGGIERO, Alberto Pirró. Qualidade da comunicação interna. 08 out. 2002. Disponível em: http://www.rh.com.br. [acesso em 07.maio.2011]

TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 2° Ed., ver. Ampl São Paulo, SP: Atlas, 2009.

TANAKA, Oswaldo Y.; Melo, Cristina. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente- um modo defazer. Capitulo IV. São Paulo : Edusp, 2001.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos