Apropriações Tecnológicas e Uso de Laboratório de Informática pelos Professores na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões - PI

Autores

  • Nerivaldo Bráz de Carvalho Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.647

Palavras-chave:

Informática na educação, Ensino, Tecnologia, Laboratório de informática

Resumo

O objeto de análise deste trabalho foi o uso do laboratório de informática pelos os professores da Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo Identificar o nível de domínio dos professores com o computador e suas principais ferramentas; analisar as prioridades estabelecidas por eles na hora da elaboração e execução das aulas e apoio pedagógico junto ao laboratório de informática descobrir também o que dificultam na vida dos profissionais da educação que não desfrutam gratuitamente desses laboratórios e recursos digitais para fins pedagógicos. Observar como é o funcionamento do laboratório de informática da escola e sua relação com o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos. Analisar a contribuição do mesmo para uma aprendizagem significativa, identificando os desafios dos professores e alunos diante do uso desses laboratórios de informática como mecanismo de ensino. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. O estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema, dentre esses estudiosos temos Carvalho (2012), Costa (2015) Pereira (2009) e Sousa (2010). Durante a pesquisa pode-se verificar que é possível incluir no planejamento o uso do laboratório de informática, por ser uma importante ferramenta de ensino. A presente pesquisa tem como propósito principal, investigar se os professores estão utilizando o laboratório de informática implantado na escola para fins pedagógicos. Relatar dados da Escola em ralação à frequência do uso do laboratório de informática; Mostrando os principais direcionamentos com intuito de melhorar o funcionamento da sala de informática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabete de. Proinfo: Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

CARVALHO, J. M. de. O uso pedagógico dos laboratórios de informática nas escolas de Ensino Médio de Londrina. Universidade Estadual de Londrina, 2012.

COSTA, V. da S. L. Os desafios dos profissionais de biologia na inclusão de alunos com deficiência. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Piauí. Centro de Educação à Distância, Simões - PI, 2015.

MENEZES, Antonia Deiziane Alves. A importância dos laboratórios de informática em uma escola classe: diagnósticos e desafios. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.p.17.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007;

OLIVEIRA, Déborah Ruchiga de; PACHECO, Samuel Bueno. Informática na Educação 2, v.3 - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Paraná: UFPR, 2009.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. de. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 1-28, 1998. Disponível em:

< http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/1/1/004.pdf>.Acesso

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos