Didática aplicada aos conteúdos sobre o Meio Ambiente na E. E. F Profª Iva Emidio Gondim na Cidade de Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Penha Sebastião da Silva Rodrigues Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.644

Palavras-chave:

Escola. Meio Ambiente. Conscientização. Preservação

Resumo

O tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre como são trabalhadas as questões ambientais na escola. A temática abordada no âmbito da escola pública na cidade de Juazeiro do Norte e os desafios pertinentes a este modelo, sobre tudo, visando sempre à participação coletiva. A educação encontrou ao longo do tempo praticas que aperfeiçoaram a aprendizagem colocando o professor e a família, esta mesmo que de forma pouco contundente na árdua missão de conscientização sobre os atos de preservação do meio ambiente o qual encontra-se tão degradado na atualidade. A pesquisa foi realizada na E. E.F Professora Iva Emídio Gondim localizada na zona urbana da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram coletados os dados cuja analise encontram-se neste trabalho. Contudo, constatou-se de fato que os professore trabalham a conscientização ambiental, sobretudo afirmando que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã pelo bom exemplo que podem dar às outras pessoas e, sobretudo tomar entendimento acerca das consequencias e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, disseminando tal conhecimento para sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Penha Sebastião da Silva Rodrigues, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo. Gaia, 2004.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.

GLATTER, Ron. A Gestão como Meio de Inovação e Mudanças nas Escolas. In: As Organizações Escolares em Análise. Lisboa. Dom Quixote. 1992. p. 139-161.

Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Disponível em: HTTP. Acesso em: 26 de dezembro de 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso Sobre as Ciências. 6. ed. Porto: Afrontamento, 2000.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VILELA, Rita Amélia T. O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva. Florianópolis, v.21, p. 431-466, 2003.

. Acesso em: 05 de fevereiro de 2016.

Acesso em: 05 de fevereiro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos