Educação Especial: Reflexões acerca da temática

Autores

  • Maria Zuleide de Lima Nogueira Anne Sullivan University
  • Lireida Maria Albuquerque Bezerra Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.622

Palavras-chave:

Inclusão, Necessidades educativas especiais, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo discute aspectos históricos da educação inclusiva. Conhecer contexto histórico da educação inclusiva ajuda na maneira de conviver com essa parcela da população. Este estudo se propões a realizar uma breve pesquisa bibliográfica sobre a história da Educação Especial no Brasil.  Propõe, ainda, destacar a importância da comunidade escolar na vida da pessoa especial inclusa. O objetivo é, através de um resgate histórico, conhecer como se sucedeu a educação  inclusiva e, como a pessoas com necessidades educativas especiais convivem hoje no espaço da sala de aula. Enfatizando a contribuição da família, da escola e dos professores como fundamentais para que a inclusão aconteça na prática.  Conclui que a inclusão deve ter a participação de toda a sociedade, provocando mudanças não só físicas, mas também estrutural e curricular para que a pessoa inclusa tenha acesso a mesma educação daqueles que não tem necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Maria Zuleide de Lima Nogueira, Anne Sullivan University

   

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos