Agrotóxicos em água para o Consumo Humano

Autores

  • Manuel Gonçalves de Almeida Neto FAINOR
  • Rosilaine Barbosa Silva Reis

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.621

Palavras-chave:

Água, Agrotóxicos, Consumo humano

Resumo

Os agrotóxicos compõe uma variedade de substancias químicas, que são utilizados pelo ser humano, mas estes podem se apresentar como contaminantes do ambiente e com isso trazer riscos aos seres vivos, e o uso indiscriminado gera consequências graves no que diz respeito ao contato de trabalhadores com tais substâncias.   E entre as formas de contaminação dos agrotóxicos, pode-se citar a água usada para irrigação e manejo da agricultura como uma fonte que é facilmente contaminada, o que é um risco para o meio ambiente e para a saúde pública.  Diante deste contexto, este estudo teve por objetivo fazer um levantamento dos estudos que analisam águas contaminadas com agrotóxico. A partir disto, por meio da discussão da temática com a pesquisa bibliográfica e documental fundamentada no método qualitativo, demonstra-se que a água e a sua condição é fator essencial para a segurança dos alimentos e saúde do consumidor e por isso é necessário a vistoria da qualidade da água sempre que utilizada para consumo humano, além da análise de resíduos de agrotóxicos nas mesmas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, SR., SILVA, JJ. Avaliação de ambientes contaminados por agrotóxicos. In: PERES, F., and MOREIRA, JC., orgs. É veneno ou é remédio?: agrotóxicos, saúde e ambiente [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZp. 137-156, 2003.

BOHNER. Tanny Oliveira Lima; ARAUJO. Luiz Ernani Bonesso; NISHIJIMA. Toshio. O impacto ambiental do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores rurais. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 2914, de 12 de dezembro de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, 14 dez. 2011, Seção 1, p.39-46.

________Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria De Defesa Agropecuária. Instrução Normativa Nº 62, de 26 de Agosto de 2003.

BUZANELLO, E. B., MARTINHAGO, M. W., ALMEIDA, M. M., PINTO, F. G. S. Determinação de Coliformes Totais e Termotolerantes na Água do Lago Municipal de Cascavel, Paraná. Revista Brasileira de Biociências, v. 6, supl. 1, p. 59-60. 2008.

CASALI. Carlos Alberto. Qualidade da água para consumo humano ofertada em escolas e comunidades rurais da região central do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Santa Maria, RS, Brasil. 2008.

FARACHE FILHO, A., GUSTAVO NETO, F. Qualidade sanitária de águas de irrigação de hortas em municípios da região de Araraquara –SP. Relatório PIBIC-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, UNESP, 2004.

FERNANDES NETO. Maria de Lourdes. SARCINELLI. Paula de Novaes. Agrotóxicos em água para consumo humano: uma abordagem de avaliação de risco e contribuição ao processo de atualização da legislação brasileira, eng sant ambiente, v. 14, n. 1, p. 68-78, 2009.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7 ed. Editora Atlas. 2010.

MARCHESAN, E. SARTORI. Gerson Meneghetti Sarzi. AVILA. Luis Antonio. MACHADO. Sérgio Luiz de Oliveira. ZANELLA. Renato. PRIME. Ednei Gilberto, MACEDO. Vera Regina Musso. MARCHESAN. Marcos Garcia. Resíduos de agrotóxicos na água de rios da Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v.40, n.5, p.1053-1059, mai, 2010

MINAYO. S. Técnicas e Metodologia de Pesquisa. 10 ed. Editora LTR. 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde, Volume 44, n° 17 – 2013, Monitoramento de Agrotóxicos na Água para Consumo Humano no Brasil, 2011/2012.

SIQUEIRA, L. P.; SHINOHARA, N. K. S.,LIMA, R. M.T., PAIVA, J. E., FILHO, J. L. L., CARVALHO, I. T. Avaliação microbiológica da água de consumo empregada em unidades de alimentação. Ciência e saúde coletiva, v. 15, n. 1, p. 63-66. 2010 .

STEFFEN, Gerusa Pauli Kist. STEFFEN, Ricardo Bemfica. ANTONIOLLI. Zaida Inês. Contaminação do solo e da água pelo uso de agrotóxicos. Tecnologia Ambiental. v. 15, n. 1, 2011.

SOARES, W.; ALMEIDA, R. M. V. R.; MORO S. Trabalho rural e fatores de risco

associados ao regime de uso de agrotóxicos em Minas Gerais, Brasil. Caderno de Saúde Pública, v. 19, n. 4, p. 1.117–1.127, jul-ago/2003.

VEIGA, M. M.; SILVA, D. M.; VEIGA, L. B. E.; FARIA, M. V. C. Análise da contaminação dos sistemas hídricos por agrotóxicos numa pequena comunidade rural do Sudeste do Brasil. Caderno de Saúde Pública.vol.22 n°.11 Rio de Janeiro, p. 2391- 2399, Nov/2006

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Comment