Dislexia: Leitura e Escrita numa Perspectiva Bibliográfica

Autores

  • Maria Zuleide de Lima Nogueira Anne Sullivan University
  • Theóphilo Michel Álvares Cabral Beserra Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.608

Palavras-chave:

Dislexia. Leitura. Alfabetização. Linguagem. Adquirida. Desenvolvimento

Resumo

Este artigo científico centrou, através do levantamento bibliográfico, compreender a Dislexia na perspectiva psicopedagógica, para após o estudo entender como acontece a síndrome durante a infância, uma vez que a dislexia só pode ser identificada, logo que se inicia o processo de alfabetização, embora que os estudos, também, mostram que essas características podem acontecer na fase adulta, onde o individuo passou toda a sua infância-adolescência sem saber que era acometido pela dislexia.  Para fundamentar o estudo, optou-se pelos levantamentos teóricos de autores que discernem sobre o assunto. O processo de aprendizagem da leitura é um fator desafiador, uma vez que ela faz parte do avanço do educando não só em língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas, desde a simples assinatura de seu nome à construção frasal mais complexa. A não aprendizagem da leitura pelo aluno, à certo tempo, era caracterizado como aluno inapto a ler, o qual era encaminhado pelos pais e profissionais a outras atividades que não envolvessem a leitura, e taxado como “ esse menino não dá para leitura”.  A descoberta da Dislexia possibilitou novos olhares para esse educando, e possibilitou uma nova forma de aprender a ler e escrever para eles. O estudo é puramente bibliográfico, sua pesquisa teórica embasou em livros, artigos e site do Google profissional da internet.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zuleide de Lima Nogueira, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

ARAUJO, Jorge de Souza. Caderno de Exercícios: algumas reflexões sobre o ato de ler, Ilhéus: Letra Imprensa, 2000.

BABERGER, J. Psicologia da Aprendizagem. São Paulo, Cultrx, 1987.

BARBOSA, J. J. Alfabetização e Leitura. São Paulo, Cortez, 1990.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa – Brasília. 1997.

CASSIANO, Adriana. Monografia: O desenvolvimento da leitura e escrita. Universidade Candido Mendes. RJ 2004.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 4 edição. São Paulo. Scipione, 1998.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo, Ática, 1997.

EVANS, Juliana Santiago. Um Estudo sobre Dislexia, 2006. Monografia, 36 p. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas – Curitiba/PA. Disponível em <http://www.calem.ct.utfpr.edu.br/monografias/JullianaEvans.pdf> Acesso em 15 de janeiro de 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 40ª Ed. – São Paulo, Cortez, 2000.

LUZ, Mônica Abud Perez de Cerqueira. Dislexia – Dificuldade Específica nos Processamentos da Linguagem, 2010. 25 p. Artigo. São Paulo. Disponível em <http://www.abpp.com.br/sites/default/files/113.pdf> Acesso em 15 de janeiro de 2016.

LISBOA, Daniela de Almeida Marques. O jogo no desenvolvimento da criança disléxica. 2014.138P. Monografia (Escola Superior de Educação João de Deus Mestrado em Ciências da Educação na Especialização em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor), Lisboa/ Portugal <http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/6190/1/Daniela%20Marques.pdf> Acesso em 15 de Janeiro de 2016.

OLIVEIRA, Marta Kohl de: Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio histórico. Scipione, 1997.

PIAGET, Jean. Psicologia e inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro; Forense, 1970.

REGO, Lúcia Lins Browne. Literatura Infantil: uma nova perspectiva alfabetização na pré-escola. São Paulo, FDT, 1988.

VERAS, Marta Castro Braga. Dislexia causa Dificuldade na Leitura e Escrita: novas possibilidades com a visão psicopedagogica, 2007. 38 p. (monografia apresentada a Universidade Regional do Cariri-URCA, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Psicopedagogia). Universidade Regional do Cariri – URCA/CE.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos