A Importância do ensino de Libras: Relevância para Profissionais de Saúde

Autores

  • Tâmara Silva Ramos FAINOR
  • Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.606

Palavras-chave:

Surdo, Libras, Estudantes. Inclusão

Resumo

A audição é o sentido por meio do qual se percebem os sons e a deficiência auditiva por sua vez deve ser tema de discussão, pois embora seja direito da pessoa surda ter acesso a serviços de saúde de qualidade, são por muitas vezes, atendidos de maneira incorreta e desrespeitados em sua condição, pois a área de saúde não possui profissionais capacitados para um atendimento aprimorado. Assim este estudo teve por objetivo analisar a importância do estudo de Libras para uma melhor preparação profissional de saúde para atuar junto à comunidade surda, conforme questionários aplicados em um Universidade particular da cidade cm alunos de 5 tipos de áreas de saúde (Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia e Estética) e por isso trata-se de uma pesquisa qualitativa onde o caráter é de maneira exploratória realizada com alunos dos cursos da saúde. Nota-se que Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Estética e Odontologia.  A maioria dos alunos cursam Enfermagem (n=22), 32 dos participantes sabem o que é Libras e não se comunicam por Libras. 36 participantes declararam ter esse interesse em estudar LIBRAS. E embora o cuidado e contato com algum paciente com problema auditivo, nesta pesquisa ter sido baixo (n-5), (n=40) consideraram importante o estudo da libra na área de saúde e (n=39) acreditam que todas as áreas de saúde deveriam ter disciplina de LIBRAS na grade curricular. Já que 34 deles disseram que o atendimento aos deficientes auditivos feito por sua classe é ruim. Chegando a conclusão de que as garantias e direitos dados às pessoas com deficiência devem existir como forma de inclusão e integração social.

 

 

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos