Análise da Prática Educativo-Progressiva Autônoma no Ensino da Disciplina Contabilidade Geral e de Custos

Autores

  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Elyrouse Cavalcante de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Francivaldo dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria do Socorro Coelho Bezerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.550

Palavras-chave:

Ensino da contabilidade. Hotelaria. Prática docente.

Resumo

Este trabalho objetivou identificar elementos da prática docente relativas à relação professor/aluno, interdisciplinaridade e trato na construção do conhecimento que podem ser facilitadores no ensino da disciplina Contabilidade Geral e de Custos no curso de hotelaria. Quanto ao objetivo o estudo foi descritivo, quanto ao procedimento foi bibliográfico, estudo de caso e pesquisa participante. Quanto à abordagem foi qualitativa. Verificou-se que algumas práticas são muito importantes para a desconstrução de preconceitos que os alunos possuem com relação a determinadas disciplinas. Uma boa relação entre alunos e professor, o trato com a construção do conhecimento, com incentivo à pesquisa e a integração entre os discentes e a prática da interdisciplinaridade foram elementos que motivaram a turma e desconstruíram alguns preconceitos existentes com relação a disciplina de contabilidade. Concluiu-se que aspectos e dimensões da prática pedagógica, quando utilizados de forma sistematizada e integrada podem auxiliar o docente no desenvolvimento das suas atividades.

 

 

 

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Biografia do Autor

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE

Doutorando em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciências Contábeis Atuariais da UFPE

Doutora em Administração -  PROPAD/UFPE

Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Contábeis - FEAC/UFAL

Mestra em Ciências Contábeis - UNB

Francivaldo dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFPA

Doutorando em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Maria do Socorro Coelho Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Curso de Administração da UNIVASF

Doutoranda em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Referências

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Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos