Psicopedagogia e Biologia do Amor: Reflexões sobre o Sentir, o Outro e a Solidariedade

Autores

  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Danielli Cristina de Lima Silva
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Edgley Gonçalves Alves Segundo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.549

Palavras-chave:

Psicopegagogia, Biologia do amor, desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre a biologia do amor e suas reflexões na/para clínica psicopedagógica. Parte-se do pressuposto de que a clínica psicopedagógica, além de trabalhar com dificuldades de aprendizagem, pode, ao trabalhar com a perspectiva de Maturana (2001), contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito enquanto ser sociohistórico e dialógico. Ressalta-se que foi utilizado a perspectiva bibliográfica para elaboração da presente pesquisa. Inicialmente, tem-se como objetivo geral o questionamento da formação do sujeito em contextos formais de ensino que, muitas vezes, desconsidera o  processo sociocultural de aprendizagem humana. Pires e Silva (2015, 2016) propõem um olhar mais reflexivo sobre a atuação do psicopedagogo em contextos clínicos e instituições, principalmente, no que concerne as dificuldades e atuações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubens. Educação dos sentidos e mais...Campinas: Verus Editora, 2005

BEAUCLAIR, João. Ensinar é aprender. Rio de Janeiro ,Editora Wak, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983

MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Editora Universidade de Minas Gerais. 2001

______. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2005

______. Humberto Maturana: Entrevista. Humanitates v.1 n.2 nov/2004. Disponível em http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm > Acesso em 25jul2016

MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

PIRES, Thereza Sophia Jácome; SILVA, Henrique Miguel de Lima. A Escrita do Surdo como Prática de Educação Inclusiva na Educação Básica. In: PALITOT, M. D.; A Transversalização de temas Educacionais e Sociais no Desenvolvimento das Escolas Brasileirasr. João Pessoa. Ideia: 2015.

PIRES, Thereza Sophia Jácome; SILVA, Henrique Miguel de Lima. Os Desafios da Psicopedagogia Clínica e Institucional na Pós-Modernidade. In: PALITOT, M. D.; SEABRA, M. A. B; PIRES, T. S. J; SILVA, H. M. L. Caminhos e Reflexões Psicopedagógicas e Interdisciplinares para Aprender a Aprender. João Pessoa. Ideia: 2016.

VARELA, Francisco (1992). Prefacio de Francisco J. Garcia Varela à segunda edição. In Maturana, Humberto e VARELA, Franscisco (1992). De máquinas e seres vivos. Autopoiese: a organização do ser vivo. Artes Médicas: Porto Alegre, 1997.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos