Desafios e Dificuldades do Professor Alfabetizador
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.521Palavras-chave:
Professor, alfabetizador, aluno, sala de aulaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir questões que permeiam o dia a dia escolar do professor alfabetizador, com ênfase nas dificuldades enfrentadas em sala de aula por esse profissional,já que muitas vezes o mesmo depara-se com obstáculos que limitam o seu trabalho e retardam o processo de ensino aprendizagem dos alunos.Realizou-se aqui uma pesquisa bibliográfica para considerar suas contribuições teóricas de autores tais como: CAMBI ( 1999), LEMLE (1988), NÉRICI(1972), PIAGET(1997), POERCH(1990)> Podendo-se constatar que alguns dos desafios e dificuldades enfrentados pelo professor são a pouca formação focada na alfabetização, a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos e o alto índice de indisciplina na sala de aula. Diante desses resultados concluiu-se que para superar as dificuldades, o professor deve agir em conjunto com a comunidade escolar e pais para rever Ações e criar outras buscando oferecer uma educação de qualidade ao aluno.
Downloads
Referências
AURELIO, mini dicionário da língua portuguesa.4ª edição revista e ampliada do mini-aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro,2002
BRASIL, constituição (1988). Constituição da Republica Federal do Brasil; promulgada em 5 de Outubro de 1988
CAMBI, Franco- História da pedagogia, tradução de Álvaro Lorencini, São Paulo, Fundação editora da UNESP,1999
FERREIRO, Emilia- Psicogênese da língua escrita, Porto Alegre, Artes médicas,1985
LEMLE, Miriam- Guia teórico do alfabetizador, 2ª Ed. São Paulo, Ática,1988
NÉRICI, Imideo G. –Lae, escola e educação, São Paulo, Atlas, 1972
PIAGET, J.- O julgamento moral na criança, São Paulo, 1977
POERSH, J. M.- Suportes linguísticos para a alfabetização, 2ª edição, Porto Alegre, Sagra, 1990
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.