A Integração e Inclusão do Sujeito com Deficiência no âmbito social e educacional

Autores

  • Penha Sebastião da Silva Rodrigues Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.514

Palavras-chave:

Escola. Integração. Inclusão

Resumo

Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e partilhar com as pessoas diferentes de nós é inclusão. A educação inclusiva deve acolher todas as pessoas sem exceção. Esta pesquisa tem como objetivo descrever sobre a integração e inclusão do sujeito com deficiência no âmbito social e educacional. Para tanto se fez necessário um estudo bibliográfico para embasar todo o desenvolvimento do mesmo, e para enriquecer buscou-se as teorias de Arantes, Ferreira & Ferreira, Fonseca, e entre outros que deram alicerce e sustentação para a construção dos tópicos que estruturam este trabalho, que trata de uma pequena introdução aos conteúdos da pesquisa; um levantamento sobre os conceitos de integração e inclusão, enfatizando a diferença entre um e outro além de destacar a sociedade e o sujeito com deficiência, enfatizando alguns comentários sobres às políticas voltadas para esta população, destacando também a historia da deficiência e o que se entende sobre esse fenômeno.  

 

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Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos