A prática docente na perspectiva freireana: reflexões preliminares
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.508Palavras-chave:
Prática Docente. Educação. ConscientizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivos principais: refletir sobre a prática educativo-progressista defendida por Paulo Freire; compreender a importância de uma formação docente calcada em teorias que favoreçam a autonomia dos educandos; e discutir possibilidades de docentes e discentes assumirem-se como sujeitos transformadores da realidade. Ressaltamos que este trabalho é resultado de estudos iniciais, logo a metodologia adotada foi baseada apenas por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em algumas obras do autor, dentre as quais destacamos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. De natureza qualitativa – descritiva. Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. Diante disso, aponta alternativas para a transformação da realidade educacional, enfatizando a necessidade de uma prática educativa e de uma ação crítico-reflexiva entre educadores e educandos, no que concerne ao ensino dos conteúdos escolares e a apropriação de conhecimentos necessários à essa prática. Segundo Paulo Freire, é imprescindível que esses sujeitos adotem atitudes de comparação, intervenção, escolhas, decisões e rompimentos. Portanto, que sejam seres éticos e conscientes da necessidade da transformação da realidade. A prática educativa proposta por Freire é vasta. Por esse motivo, compreendemos o esforço por mais estudos e apropriação desta prática por parte dos educadores e educandos brasileiros.
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Referências
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