Textos religiosos e práticas cotidianas: leitura de aspectos simbólicos da Irmandade de Penitentes Peregrinos Públicos – Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria Cristina Delmondes Nascimento Universidad Hispano Gurani
  • Miriam Delmondes Batista
  • Gislene Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.502

Palavras-chave:

Irmandade de leigos. Textos religiosos. Catolicismo diferenciado. Cariri cearense

Resumo

Neste artigo discutimos, a partir da análise de dois textos religiosos, as relações que se estabelecem entre a cosmovisão de um grupo religioso do Cariri cearense – Irmandade de Penitentes Peregrinos Público – em seus aspectos simbólicos, e os textos Machadinha de Noé e Missão Abreviada. Pretendeu-se enfatizar os aspectos que dizem respeito à concepção de mundo dos integrantes da referida irmandade e suas práticas cotidianas. A metodologia utilizada foi a História oral, através de entrevistas, história de vida e observação direta. Concluímos que os escritos referidos se revelaram textos fundantes das práticas e manifestações religiosas do grupo, normalizadores das práticas sociais e promotores da coesão grupal através da noção de pertencimento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. 26. ed. Tradução Centro Bíblico Católico. São Paulo:Ave Maria, 1979. p.1556. (Rodapé).

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo:Perspectiva, 1999.

______ . O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1998.

BRITO, Gilmário Moreira. Culturas e linguagens em folhetos religiosos do Nordeste: inter-relações, escrituras, oralidade, gestualidade, visualidade. 2001. 292f. (Doutorado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Mimeografado.

CARVALHO, Anna Christina Farias de. Sob o signo da fé e da mística: um estudo das irmandades de penitentes no Cariri cearense, 2005. 271f. (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Mimeografado.

CARVALHO, Gilmar de. Madeira matriz: cultura e memória. São Paulo:Annablume, 1998.

COUTO, Manoel José Gonçalves. Missão Abreviada: para despertar os descuidados converter os pecadores e sustentar o fructo das Missões. 6. ed. Porto:Tipographia de Sebastião José Pereira, 1868.

CUNHA, Euclides. Os sertões: campanha de Canudos. São Paulo:Abril Cultural, 1982.

HOORNAERT, Eduardo. A Igreja no Brasil-colônia: 1550-1800. São Paulo:Brasiliense, 1982.

______ . Verdadeira e falsa religião no Nordeste. Salvador:Beneditina, 1972

MACHADINHA DE NOÉ. Folheto. s/d, s/l. Mimeografado.

MONTENEGRO, Abelardo F. Fanáticos e cangaceiros. Fortaleza:Henriqueta Galeno, 1973.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. O meio do mundo: territórios de sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. 2000. 350f. (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. (Mimeo.).

SOUZA, Laura de Melo e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo:Companhia das Letras, 1986.

Downloads

Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos