A Mercantilização do Ensino Superior a partir do projeto neoliberal

Autores

  • Antônia Ângela de Lima Anne Sullyvan University
  • Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira Anne Sullyvan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.500

Palavras-chave:

Ensino Superior. Mercantilização. Neoliberalismo

Resumo

O projeto neoliberal adentra no país a partir dos anos de 1980, mas foi concretizado efetivamente em 1990 com as medidas oficiais posta no Brasil para remediar os conflitos e a profunda crise econômica ao qual o país passava. Vários fatores o afetavam, inclusive o desemprego, a inflação, a miséria, dentre as expressões da questão social que estavam à mercê na sociedade. No entanto, a mercantilização do ensino superior no Brasil, advém de uma problemática bem antiga, e com todas as reformulações que passou as bases educacionais, principalmente com o desmonte das políticas públicas a educação brasileira foi afetada completamente e vivencia hoje uma moeda de troca que se compra em qualquer prateleira de supermercado. A problemática estudada foi identificar a mercantilização do ensino superior e o projeto neoliberal. A pesquisa vai ter como propósito discutir e abordar os vários aspectos das políticas públicas de ensino superior, bem como questionar o projeto neoliberal e as novas configurações que surgiram em torno dessas políticas. Para a realização da pesquisa utilizou-se do método bibliográfico. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a comunidade acadêmica e a sociedade em modo geral, com intuito de desenvolvimento de outros estudos com esta temática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

FRIGOTO, G. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo, SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). 7º ed. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes 1999. p. 33-39.

GIANNOTTI, J. A. A universidade em ritmo de barbárie. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MAZZILLI, S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. RBPAE – v. 27, n. 2, p: 205-221, maio/ago. 2011.

MINAYO, C.S. (Organizadora). Pesquisa Social. 29 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ORSO, P. J; GONÇALVES, S. R; MATTOS, V. M (Org). Educação, Estado e Contradições Sociais. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

SILVA JR., J. R., SGUISSARDI, V. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do estado e mudança na produção. 2º ed. Ver. Bragança Paulista, SP: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos