Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem

Autores

  • Ana Paula Agostinho Alencar
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca
  • Marisângela da Costa Silva
  • Andrea Maria Casado Marques
  • Petrúcya Frazão Lira
  • Camila Macêdo de Figueiredo
  • Samyra Paula Lustoza Xavier

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.435

Palavras-chave:

Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutiva

Resumo

O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.

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Biografia do Autor

Ana Paula Agostinho Alencar

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

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Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Artigos