Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada

Autores

  • Maria Aparecida Oliveira Alves
  • Gislene Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.394

Palavras-chave:

formação docente, professor, ensino.

Resumo

A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor.  O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.

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Publicado

2016-04-09

Edição

Seção

Artigo de Revisão