A Gestão de Contratos na Administração Pública

Autores

  • Ataniela Rogéria Gonçalves Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.386

Palavras-chave:

Gestão. Contratos Administrativos. Fiscalização. Controle. Aquisição.

Resumo

A Gestão de Contratos Administrativos é atualmente uma atividade muito complexa, se considerarmos que operacionalizar a aquisição de um bem é mais simples que se deparar com as etapas burocráticas que lhe antecede ou lhe sucede. Fosse exemplar a etapa preliminar e preparatória (na qual incluímos a elaboração do Termo de Referência e/ou do Projeto Básico, Editais, entre outros) certamente teríamos menos problemas no tocante à gestão e fiscalização dos contratos administrativos em geral. Neste artigo abordamos a importância da atuação de fiscalização e controle do Núcleo de Gestão de Contratos – NGC da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – EMBASA para o aprimoramento da abordagem que faremos em torno da busca pela celebração da melhor aquisição para a melhor consecução dos fins públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Licitações e contratos: orientações básicas do Tribunal de Contas da União. 3.ed. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2006.

_____. Decreto-Lei n.º 200, de 25 de fevereiro de 1967:

Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del0200.htm>. Acesso em 22 jun. 2014.

CARLI, Kalinca de. Acréscimo superior ao limite de 25% em contratos administrativos decorrentes da inexigibilidade de licitação. Informativo de Licitações e Contratos – ILC, Curitiba, n. 240, p. 124-126, fev. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, A. M. O que é estratégia: histórico, conceito e analogias. In: GONÇALVES, C. A.; et al. (Org.). Administração estratégica: múltiplos enfoques para o sucesso empresarial. Belo Horizonte: UFMG/CEPEAD, 2001. p. 21-33.

______. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em resultados tangíveis (Strategy Maps). Tradução: Afonso Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

OLIVEIRA, C. F. A gestão dos serviços de saneamento básico no Brasil. (publicado na Revista Electrónica de Geografía Y Ciencias Sociales vol. IX, n. 194, Barcelona, 2005). Disponível em: <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=hist%C3%B3rico+saneamento+no+brasil&meta=&aq=o&oq>. Acesso em 26 mar. 2009.

PEREIRA JÚNIOR, Jessé Torres; DOTTI, Marinês Restelatto. A responsabilidade dos fiscais da execução do contrato administrativo. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 10, n. 120, dez. 2011.

PRESTES, M. L. M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico. São Paulo: Respel, 2002.

SANTANA, Jair Eduardo. Termo de referência. 4.ed. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

SANTANA, Jair Eduardo; CAMARÃO, Tatiana. Gestão e fiscalização de contratos administrativos. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

SANTANA, Jair Eduardo; GUIMARÃES, Edgar. Licitações e o estatuto da pequena e microempresa: reflexos práticos da LC n° 123/06. 3.ed. rev. atual. e ampl. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

TANAKA, Sônia Yuriko Kanashiro; PINHEIRO, Aparecida dos Santos. Vigência dos contratos de fornecimento contínuo. Informativo de Licitações e Contratos – ILC, Curitiba, n. 240, p. 127-136, fev. 2014.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2000.

VIEIRA, Antonieta Pereira; VIEIRA, Henrique Pereira; FURTADO, Madeline Rocha; FURTADO, Monique Rafaella Rocha; MUKAI, Toshio; SANTANNA, Rogério. Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública: teoria e prática. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-09

Edição

Seção

Artigos