Atuação da Coordenação Pedagógica nos campi de Iguatu e Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Autores

  • Josefa Ataíde Gomes de Sousa
  • Maria de Fátima Morais Alves
  • Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe
  • José Willame Felipe Alves

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i27.345

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Ensino aprendizagem. Cotidiano escolar

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar a atuação da coordenação pedagógica nos campi de Iguatu e Crato do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e como objetivos específicos: embasar-se, teoricamente, o papel da coordenação pedagógica numa instituição de ensino, identificar o perfil dos seus profissionais, conhecer o trabalho que esta desenvolve e as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Para tanto, foram feitos estudos bibliográficos, abordando assuntos como conceitos e papéis desempenhados pela coordenação pedagógica, o cotidiano escolar nas instituições pesquisadas, as relações interpessoais, os desafios e as diversidades enfrentadas. Em seguida, foi aplicada uma pesquisa de campo, por meio de questionário com questões abertas e fechadas, envolvendo os servidores lotados nas coordenações pedagógicas das instituições pesquisadas, na qual foi possível constatar as formas como essas coordenações vêm desenvolvendo seus trabalhos no cotidiano. De acordo com os teóricos estudados, observamos que o coordenador pedagógico é peça fundamental no processo ensino-aprendizagem e que na sua função, deve articular as pessoas envolvidas, em especial os docentes, para a reflexão no seu contexto educacional de suas ações, dando a estes, subsídios, suporte pedagógico e orientações que venham contribuir para o crescimento profissional e, consequentemente uma maior qualidade no processo. Conforme a pesquisa aplicada, após a análise e discussão dos dados, constatou-se que os servidores das coordenações pedagógicas das instituições pesquisadas têm um nível de escolaridade compatível para o cargo, o que leva a crer que estes têm condições de desenvolver um bom trabalho. Além disso, observou-se que as ações das coordenações pedagógicas das instituições pesquisadas são voltadas para o ensino-aprendizagem. Outro aspecto constatado foi sobre a formação continuada dos professores, que por meio das respostas dadas pelos entrevistados não ficou clara a maneira como esta acontece. Daí a confirmação de que não há uma ação planejada, organizada e contínua nesse sentido. A pesquisa revelou, também, que os servidores têm uma sintonia entre suas atribuições e o papel desenvolvido em seu cotidiano, embora, executem atividades que não consideram ser inerentes à sua função, por necessidade da instituição e que as dificuldades encontradas no cotidiano desses servidores são a falta de definição das reais atribuições da coordenação pedagógica, falta de compromisso de alguns para com as atividades a serem executadas, prejudicando, assim, os resultados dos trabalhos. Concluímos, que as coordenações pedagógicas das instituições pesquisadas estão no caminho certo, porém o campus de Iguatu, desenvolve um trabalho de forma mais integrada entre seus membros.

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Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Educação