A Educação Inclusiva e a Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais

Autores

  • Maria Loézia Duarte Jorge
  • Emidgia Garcia Ferreira
  • Edilândia Carvalho de Sousa
  • Maria Aparecida Oliveira Alves

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i25.314

Palavras-chave:

Educação, Escola, Inclusão, Recursos Especializados

Resumo

Melhorar a qualidade da educação tem sido uma meta estabelecida em muitos países do mundo. Governos têm elaborados programas e projetos visando garantir o acesso de toda população à escola. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de implementação das salas de recursos multifuncionais para educação inclusiva no município de Juazeiro do Norte-CE.  – Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta foi realizada no mês de outubro de 2014, à partir de um questionário aplicado a professores em 10 (dez) escolas municipais, que contam com Salas de Recursos Multifuncionais para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os professores tinham entre 39 a 50 anos, com uma média de 20,9 anos de atuação na docência. Quanto a percepção de inclusão, esta foi vista como Possibilidade,  como um Direito e como uma questão Ética, estando pois, de acordo com a proposta de educação inclusiva, calcada em valores humanos fundamentais. Quanto a forma de utilização dos Recursos Multifuncionais, foram percebidos como bom (30%) e ótimo (70%). Quanto as representações da importância das Salas Multifuncionais, estas foram percebidas como: Prestar apoio (60%); Evitar a Segregação (20%) e, Potenciar possibilidades (20%). O presente estudo concluiu que a escola é que precisa iniciar o processo de uma educação efetivamente inclusiva não apenas voltada para alunos com essas necessidades, mas estendida a todos com qualidade e eficácia. As escolas objeto do presente estudo, apesar de estarem com salas de Recursos Multifuncionais instaladas, a capacitação dos seus docentes precisa ser contínua, de forma a habilidades e competências necessárias para que os mesmos possam desenvolver sua prática com alunos especiais efetivamente incluídos. Isso pressupõe também uma maior compreensão do papel desses equipamentos na proposta da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Maria Loézia Duarte Jorge

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Educação