Desempenho Funcional de Crianças e Adolescentes com Transtornos Mentais / Functional Performance of Children and Adolescents with Mental Disorders

Autores

  • Manuela Carla de Souza Lima Daltro Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Karla Érika Souza de Azevedo Lucena Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Bruna Alencar Castro Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Larissa de Araújo Batista Suárez Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP).
  • André Luiz Dantas Bezerra Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)
  • Miguel Aguila Toledo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
  • Roberto Alexandre Franken Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3113

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Distúrbios funcionais, Transtornos mentais.

Resumo

Resumo: Sabendo-se dos acometimentos causados pelos transtornos mentais nas crianças, nota-se a importância de diagnosticar e intervir previamente. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho funcional de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Tratou-se de uma pesquisa de campo descritiva, exploratória com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 24 crianças e adolescentes usuárias do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Juvenil da cidade de Patos, Paraíba. Os dados coletados foram obtidos através de um questionário social e demográfico e pela Medida de Independência Funcional. No mais, foram analisados e tabulados no Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados demonstram que o sexo masculino é predominante em crianças e adolescentes com transtornos mentais, sendo o transtorno do espectro autista (TEA) o diagnóstico mais prevalente. Além disso, a maior parte dessas crianças e adolescentes apresentou baixo desempenho funcional, com dificuldades para realizar de forma independente as atividades de vida diárias, como vestir-se, tomar banho, se alimentar e realizar as necessidades fisiológicas. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam ajudar a encontrar melhores recursos para o tratamento dessas crianças e adolescentes, e também formas de realizar intervenções precoces, fazendo com que, na maioria dos casos, o tratamento seja mais efetivo, e a criança/adolescente tenha uma menor dependência dos pais/cuidadores.

 


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Biografia do Autor

Manuela Carla de Souza Lima Daltro, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[1] Doutorado em Ciências da Saúde e Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP). [email protected];

Karla Érika Souza de Azevedo Lucena, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[2] Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP).. [email protected];

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

[3] Doutorado e Pós-doutorado em Promoção de Saúde. Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP). [email protected];

Bruna Alencar Castro, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

[4] Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP). [email protected];

Larissa de Araújo Batista Suárez, Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP).

André Luiz Dantas Bezerra, Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)

[6] Mestrado em Sistemas Agroindustriais, Residente em Atenção Primária à Saúde pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Docente na Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). [email protected];

Miguel Aguila Toledo, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

[7] Mestrado em Infectologia e Coordenador Pedagógico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP).[email protected];

Roberto Alexandre Franken, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

[8] Doutorado em Medicina. Professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). [email protected].


 

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão