Concepções Metodológicas da Educação Física Inclusiva / Methodological Conceptions of Inclusive Physical Education

Autores

  • Edinildo Nunes Lopes Florida Christian University- FCU
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3041

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação física, Inclusão social

Resumo

Resumo: É cientificamente comprovada a importância das práticas de atividades físicas e seus inúmeros benefícios. Ela é fundamental para o aumento da qualidade de vida, visto que reduz os riscos de desenvolvimento de doenças e ajuda a manter o corpo saudável. A presente pesquisa discute as concepções metodológicas da educação física inclusiva. Parte do princípio de que todo sujeito é dotado de conhecimento e por isso precisa ser considerado com indivíduo de potencialidades e com expertises constituintes do seu fazer vivido.  Estamos num momento de mudanças e de um repensar as possibilidades das pessoas com deficiência, extraindo-as de uma ótica de segregação e exclusão, passando a uma visão de maior possibilidade, livre de preconceitos. Concluiu-se que as estratégias pedagógicas inclusivas, devem buscar atividades de aprendizagens nas quais todos possam participar da proposta, com respeito às peculiaridades de cada aluno. Investigações sobre a identificação de novas práticas pedagógicas inclusivas, bem como metodologias que possam ajudar nesse processo, é uma grande contribuição, tanto para as comunidades escolares mais específicas, quanto para a sociedade de uma maneira geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinildo Nunes Lopes, Florida Christian University- FCU

1 Graduação em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP, Mestrado em Educação pela Florida Christian University- FCU. Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Amapá, Brasil;

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción-PY . Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción-PY e Pós-Doutorado pela Florida Christian University. [email protected].


 

 


 

 


 

Referências

ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula. Uma Escola para Todos: Reflexões e Práticas a Partir da Educação Física. Paco Editorial, 2017.

CABEZUDO, Alicia et al. Guia prático para a educação global conceitos e metodologias no âmbito da educação global para educadores e decisores políticos. Lisboa: Global Education Guidelines Working Group, 2010.

CARMO, Apolônio Abadio. Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da deficiência. In: FERREIRA, Eliana Lúcia (org.). Educação Física Inclusiva, v. 2. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2013b.

CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de. Práticas Pedagógicas inclusivas: considerações sobre a constituição da subjetividade humana. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli. Práticas Pedagógicas e pesquisas em educação física escolar inclusiva. Vitória, ES: EDUFES, p. 85-108. 2012.

DUBOC, Thaís Oliveira. Percepção dos estudantes acerca da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA, 2019.

FALKENBACH, Atos Prinz; LOPES, Elaine Regina. Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Pensar a prática, v. 13, n. 3, 2010.

MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA: Salvador, 2012.

SANTOS, Fabrício de Paula. A educação física além da prática: o deficiente físico como personal training. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneas) - Universidade FUMEC, Belo Horizonte/MG, 2019.

SANT'ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005.

SANTANA, Elane Silva. Inclusão educacional em aulas de educação física no município de Várzea do Poço. Projeto (Curso de Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Brasília, Piritiba/BA, 2017.

SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares. Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2020.

SOUTO, Maria da Conceição Dias et al. Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 762-775, 2010.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Comment