A Educação Reflexiva na Teoria Social de Pierre Bourdieu / Reflexive education in Pierre Bourdieu’s social theory

Autores

  • Rodolfo Alves de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2784

Palavras-chave:

Educação Reflexiva, Sociologia da Educação, Teoria Social, Pierre Bourdieu.

Resumo

O presente trabalho é uma resenha de “A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu”, obra de Walter Praxedes. Neste livro (volume número 9 da Série Caminhos da Formação Docente coordenada por Nelson Piletti), o autor objetiva fazer uma introdução à sociologia da educação de Pierre Bourdieu e demonstrar como a educação é tida como componente fundamental do mundo social, abordando conceitos indispensáveis, pressupostos científicos e sua contribuição para as pesquisas e práticas educacionais. Dada a importância de tal teoria para a compreensão da educação e do sistema de ensino, consideramos que a obra é uma contribuição significativa para professores em geral e estudantes de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Alves de Macedo

Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Claretiano Centro Universitário e Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

PRAXEDES, Walter. A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu. São Paulo: Edições Loyola, 2015. (Série Caminhos da Formação Docente)

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resenha