Um Estudo Sobre o Papel do Pedagogo no Âmbito Empresarial / A Study on the Role of the Pedagogue in the Business Environment

Autores

  • Bárbara Alves da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Cícera Alves Nunes Lopes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2763

Palavras-chave:

pedagogia, pedagogo, empresário e empresa

Resumo

Resumo: A pesquisa teve como objetivo um estudo para se fazer conhecer as atuações do pedagogo dentro de espaços não escolares, dando evidencia a área empresarial, desmistificando que o mesmo se restringe apenas à docência, pois devido as suas inúmeras qualidades é extremamente qualificado para ocupar funções dentro de qualquer instituição de trabalho, não sendo a empresa uma exceção, já que é dotado de criatividade, liderança e autorresponsabilidade, podendo então ocupar um cargo no setor de Recursos Humanos sendo o braço direito do gestor, executando tais funções com maestria. Nossa base teórica é de autores renomados como Libâneo (2001), Holtz (2006), Ribeiro (2007), entre vários outros que argumentam o papel do pedagogo dentro de instituições não escolares, dissertando que o mesmo só tem a contribuir para com a empresa e seus colaboradores, desempenhando nos funcionários um crescente avanço no desenvolvimento profissional e pessoal levando-os ao cumprimento dos objetivos da empresa. Além da pesquisa bibliográfica realizada, utilizamos uma entrevista qualitativa, contendo oito perguntas abertas para que a entrevistada ficasse a vontade, a mesma foi  feita com a empresária Amanda Cordeiro, que atua em uma empresa no estado de Alagoas, confirmando na pratica o que expomos no referencial teórico, como o fato da profissão ainda ser pouco conhecida dentro da sociedade e da empresa. A empresária também é dona de um canal no Telegram, onde participam vários outros pedagogos empresariais, os quais compartilham as suas vivências e conhecimentos bibliográficos, sem esquecer do Instagram, no qual a mesma compartilha conteúdos de pedagogia empresarial. Concluímos então que este trabalho se faz necessário na medida que estamos falando de uma bela profissão, que, no entanto, ainda não tem o devido reconhonhecimento por parte da sociedade e também da empresa, sendo a disseminmação do tema a chave para a mudança.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Alves da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Cícera Alves Nunes Lopes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2  Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), [email protected].




Referências

ALMEIDA, M. G. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013.

CHIAPINÓTO, Andréia Moro; MORAES, Edlene Vania Justino; SANTIN, Mônica. Pedagogos: algumas possibilidades para atuação. 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos– o capital humano das organizações.8 ed., São Paulo: Atlas, 2004.

HOLTZ, Maria Luiza Marins. Lições de pedagogia empresarial. Sorocaba: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2018. 7ª ed. [2.Reimp.].

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Ed. Educar. Curitiba. 2001.

MARON, Neusa Maria; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. O pedagogo e a aprendizagem empresarial. Tuiuti: Ciência e Cultura. Curitiba, n.28, p.11-44, mar/2002.

MOTT, Débora Caroline. MARCON, Elaine Cristine Gonçalves. Formação do Pedagogo para atuar em empresas com a inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais. Grupo de Trabalho – Diversidade e Inclusão. PUCPR, 2015.

NICHETTI, Maria Aparecida Martins de Oliveira; GONÇALVES, Josiane Peres. Pedagogia empresarial: uma perspectiva de transformação social.2012.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos