A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education

Autores

  • Juliana Leite de Araújo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC
  • Aurênia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2745

Palavras-chave:

Família. Escola. Aprendizagem

Resumo

Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Leite de Araújo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurênia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). aureniafranç[email protected].

 

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia et al.. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. 30 ed. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2004.

FREITAS, Ivete Albade. Família e escola: A parceria necessária na Educação infantil. Presidente Prudente: UNOESTE, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: a contribuição dos pais. (2010) Xamã.126p.

PRADO, Danda. O que é família. Coleção Primeiros Passos. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2013

SEAGOE, May Violet. O processo de aprendizagem e a prática escolar. 8 ed. Vol. 107. SP: Companhia Editora Nacional, 2011.

SZYMANSKI, H. A relação família-escola: Desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2015.

ZAGO, N. Processo de escolarização nos meios populares – As contradições da obrigatoriedade escolar. Família e escola: Trajetória da escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 17-43

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment