A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills

Autores

  • Jane do Socorro Rodrigues de Almeida Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2642

Palavras-chave:

Formação docente, Altas habilidades, Superdotação

Resumo

O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Florida Christian University

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabethe de Bianconcini. Educação ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.

ASPESI, Cristina de Campos. A família do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (Org.) A construção de práticas para alunos com altas habilidades/superdotação: volume 2: atividades de estimulação-Brasília: MEC/SEE, 2007.

BARBOSA, Juliana da Silva Dias; FERREIRA, Simone de Lucena. Mídias Sociais, Educação e Formação Docente. Interfaces Científicas- Educação. Aracaju. V.1. N.2. p.81-90. fev. 2013.

COCCIA, Maria Tereza. O papel do professor na identificação e atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação: Uma discussão pertinente. Material didático pedagógico. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor- PDE. Produções Didáticas Pedagógicas. Paraná, 2016.

COSTA, Anelise dos Santos Costa; ANTONIOLI, Camyla; DAL FORNO, Letícia Fleig Dal Forno. O professor reflexivo e o reconhecimento das altas habilidades/superdotação. IX ANPED SUL, 2012.

FERNANDES, Arlete M.M.; MARINHO, Gisanne de O.; BATISTA, Miriam D.; OLIVEIRA, Gislene F. O Construtivismo na Educação. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.40, p.138-150. ISSN: 1981-1179.

FREITAS, Soraia Napoleão.. Altas Habilidades/ Superdotação em Pesquisa: Um olhar dirigido. Em S. Omote, A. A. S. Oliveira, & M. C. M. Chacon (Org.), Ciência e Conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014.

LARA, A. P. S. Narrativas de professores sobre suas experiências com alunos com deficiência em situação de inclusão. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.

MACHADO, Cristina Lopes; STOLTZ, Tânia. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e Inclusão Escolar: Um olhar para a formação de professores. Reunião Científica Regional de ANPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR- Curitiba/ Paraná.

MARTELLI, Ana Carolina Cyrino Pessoa. Políticas educacionais para estudante com altas habilidades/superdotação: um estudo sobre a transversalidade- Curitiba, 2017. 160 fs.

MATTEI, Giovana. O professor e aluno com altas habilidades e superdotação: relações de saber e poder que permeiam o ensino. Revista “Educação Especial” n. 31, p. 75-84, Santa Maria, 2008.Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista.

NOVAES, M. H. Paradoxos contemporâneos. Rio de Janeiro: E - Papers, 2008.

OLIVEIRA, Fernanda Souza. É inteligente, mas...Perspectivas e formação de professores para altas habilidades/superdotação. Mestrado profissional m educação. São Paulo 2018.

PEREIRA. V. L. P. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM, A. M. R; KONKIEWITZ, E. C. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. Campinas: Papirus, 2014.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez B; FREITAS, Soraia Napoleão.. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. 2. Ed. revista e ampliada. Marília: ABPEE, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHO, Maria José de Pinho; SOUSA, Juliane Gomes de; BARROS, Tatiane da Costa. Formação de professores na contemporaneidade: considerações reflexivas no âmbito da universidade. Universidade Federal do Tocantins. PPGE/ UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil.Revista Desafios – v. 03, n. 02, 2016.

ROCHA, Patrícia Salles. A importância da formação do professor no atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SILVA, Josenildo Pereira da. Formação docente em tempos de educação inclusiva: Cenários e desafios em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRGN. Centro de Educação, Natal, 2014.

SILVEIRA, Emerson Lizandro Dias. O Perfil do Professor do Século XXI: Uma reflexão necessária. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador Didático Institucional da Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul. Revista de Educação Dom Alberto, n. 3, v. 1, jan./jul. 2013.

VIRGOLIM, Ângela M. R.; KONKIEWITZ, Elisabeth Castelone (Org.). Altas habilidades/ superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. 2014.

VIRGOLIM, Ângela M. R. A identificação do aluno com altas habilidades/ superdotação: fatores emocionais e desempenho escolar. Em Secretaria de Educação Especial (Org.) Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília, DF: MEC – SEESP. 2005.

ZAVITOSKI, Pollyana. Superdotação e criatividade: análise de Dissertações e Teses brasileiras. 2015. 66f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Comment