Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco

Autores

  • Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Alves Pinheiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2608

Palavras-chave:

Ensino superior, processos de desligamento, reintegração, desligamento

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Coelho de Figueiredo Soares, Universidade Federal do Vale do São Francisco

1 Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil. Engenheira Civil da Prefeitura Municipal de Petrolina , Brasil. Universidade Federal do Vale do São Francisco. [email protected];

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Universidade Federal do Vale do São Francisco [email protected];

 

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

3 Universidade Federal do Vale do São Francisco [email protected].

Referências

ANDRES, Lesley; FINLAY, Finola. Student affairs: experiencing higher education. Library and Archives Canada Cataloguing in Publication. Canadá. 2004.

BISINOTO, Gustavo Domingos Sakr. Gestão da Permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UAB/UNEMAT. 2016. 169f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho-RO, 2016.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 maio 2018.

BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, FFCLRP – USP. Ribeirão Preto – SP, 1993.

LELIS, Maria Luiza Silva e Paiva. et al. Problema da calha: ensinando matemática através de situações-problema nos cursos de Engenharia. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Campina Grande-PB, 2005. 11p.

MARTINS, Roberto Antonio; MELLO, Carlos Henrique Pereira; TURRIONI, João Batista. Guia para Elaboração de Monografia e TCC em Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32044-censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 23 jul. 2018.

_______. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: Andifes/Abruem/Sesu/MEC, 1997.

_______. Apuração do custo das Universidades Federais, e sua relação com os respectivos quantitativos de alunos. Brasília: Secretaria Executiva, 2018. (Nota Técnica MEC/SE Nº 4/2018).

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Reduções na renda familiar aumentam evasão escolar no Brasil, aponta Banco Mundial. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/reducoes-na-renda-familiar-aumentam-evasao-escolar-no-brasil-aponta-banco-mundial/>. Acesso em: 30 jul. 2018.

OLIVEIRA, Vanderli Fava de; PINTO, Danilo Pereira. Educação em Engenharia como área do conhecimento. Anais do XXXIV COBENGE. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo - RS , 2006. 12p.

PASSOS, Fabiana Gomes dos. et al. Análise dos índices de reprovações nas disciplinas cálculo i e geometria analítica nos cursos de engenharia da Univasf. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. 2007. 15p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. Novo Hamburgo – RS: Feevale, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 224p.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-649, 2007.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro – Novos Dados. Instituto Lobo, 2017.

UNIVASF. Conselho Universitário. Resolução nº 05/2008. Petrolina-PE, 2008. 3p.

_______. Nossos cursos. 2016. Disponível em: <http://portais.univasf.edu.br/apresentacao-univasf/nossos-cursos>. Acesso em: 05 jul. 2018.

_______. A Univasf: seu perfil institucional e a natureza de suas atividades. 2017. Disponível em: <http://portais.univasf.edu.br/pdi/indice/a-univasf-seu-perfil-institucional-e-a-natureza-de-suas-atividades>. Acesso em: 07 set. 2018.

World Bank Group (2018). Rit and Hut? Income Shocks and School Dropouts in Latin America. Policy Research Working Paper 8344. Poverty and Equity Global Practice.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos