A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2453

Palavras-chave:

Educação, Formação continuada, Competências

Resumo

O presente estudo  objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os aportes teóricos dos seguintes autores:  Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira,  (2014); Sousa e Alves (2017),  entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões  do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Dias de Souza, Florida Christian University

1 Programa de Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.. 

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2  Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 




Referências

BACICH, L.; MORÁN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 25, n. 1, p. 1-3, jun. 2015.

BNCC. A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. Organização Tereza Perez. São Paulo: Editora Moderna, 2018.

CUNHA, M. I. A relação professor-aluno. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática. 27. ed. Campinas: Papirus, 2009.

FURTADO, Júlio. A importância da formação continuada de professores. 2015. Disponível em: http://juliofurtado.com.br/2015/07/22/a-importancia-da-formacao-continuada-dos-professores/. Acesso em: 03 out. 2019.

HELPA, Juliana Pompeo. ED 5407 - Neurociência Aplicada à Educação. 2011. 26f. Monografia (Graduação ED 5407 - Neurociência Aplicada à Educação) Florida Christian University, Orlando, Florida, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. São Paulo: Cadernos de Pedagogia Universitária, USP 2009.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Currículo em educação especial: dimensões técnicas e políticas em discussão, In: MENDES, Enicéia Gomes; ALMEIDA, Maria Amélia (Org.) Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. 1. ed. Marília: Abpee, 2012, v. 2.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U. 2014.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. 2. Ed. Ponta Grossa – PR: UEPG, 2015. p. 15-33.

MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Eliza de Lima. Desenvolvimento e aprendizagem: processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. 2015. Disponivel em: http://portal. mec. gov. br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento. Acesso em: 17 out. 2019.

SANTOS, M. X. A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam Matemática e construções de práxis pedagógicas. 2017. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília/Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, 2017.

SILVA NETA, M. da; CAPUCHINHO, A. C. Educação híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação II., 2017, Mamanguape - Paraíba. Anais [...]. p.148-156.

SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, v. 34, n.105, p. 320-31, 2017.

SPRENGER, Marilee. Memória: como ensinar para o aluno lembrar. Tradução: Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn. Metodologias ativas e o hibridismo no ensino e aprendizagem. Revista do Seminário de Educação, Cruz Alta – RS. v. 6, n. 1, p. 155-162, 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos