A Ênfase nas Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental / Emphasis on Reading and Writing Practices in Elementary Education

Autores

  • Raimundo Aurélio de Menezes Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2437

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Formação discente

Resumo

A importância da leitura e da escrita no cotidiano de todas as pessoas não merece retoques ou juízo de valor, independentemente do tempo ou do momento histórico. O ato de ler e escrever corretamente é o requisito mínimo que se exige de um cidadão na era contemporânea. O presente estudo discute a  Ênfase nas Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão integrativa cujo referencial teórico baseia-se nas propostas dos seguintes autores: Santos e Mendonça (2007), Vygotsky (21191 e 2008), que fundamentam os pressupostos do ensino e da aprendizagem, além das contribuições de Gasparin (2001) sobre a aprendizagem significativa e de Maia (2015) acerca da Psicolinguística e, Soares (2018) que aborda o campo de apropriação da escrita. Num tempo dominado pela tecnologia em que se apresentam novas versões e modos de leitura e de escrita, os usos desses instrumentos de comunicação pavimentam o caminho que vai possibilitar uma vida profissional e pessoal bem-sucedida. As plataformas de acesso à leitura e à escrita são múltiplas, desde a utilização do livro físico tradicional presente nas bibliotecas públicas e as escolares, dos livros gratuitos disponibilizados na internet, até ao e-book, um suporte da tecnologia para facilitar a vida dos leitores e assim, estimular o prazer pela leitura. Mesmo com todas essas facilidades, os processos de alfabetização e letramento no ensino fundamental, com ênfase na aprendizagem significativa em leitura e escrita, ainda representam um desafio para as políticas públicas no Brasil.

 


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Biografia do Autor

Raimundo Aurélio de Menezes, Florida Christian University


 

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará - Brasil. Professor de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Aloysio Barros Leal, Fortaleza, Ceará - Brasil.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


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Publicado

2020-05-30

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