A Importância das Anotações de Enfermagem para a Auditoria em Saúde / The Importance of Nursing Notes for Health Auditing

Autores

  • Sheila de Souza Tavares Faculdade Integrada de Araguatins (FAIRA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2385

Resumo

Neste Artigo foi utilizado metodologia de exploração bibliográfica, onde foram realizados estudos e pesquisas em artigos e revistas científicas brasileiras, disponibilizados na internet dentro do período de 2009 a 2017. O objetivo deste artigo além de servir como trabalho de conclusão de Pós-Graduação, foi trazer informações aos leitores sobre a temática em questão que têm se espalhado entre as organizações de saúde, que é a prática de auditoria. A Auditoria em saúde é uma forma de avaliar os serviços prestados de maneira criteriosa pelos profissionais das equipes multidisciplinares. A Auditoria em Saúde tem tido um importante papel na administração das unidades organizacionais de saúde, fazendo com que as mesmas, evitem desperdícios, utilizando da sinalização das falhas e as deficiências na assistência prestada, para manter assim, um padrão na qualidade de sua assistência. As anotações de enfermagem registradas nos prontuários tem sido de extrema importância na vida do enfermeiro auditor. Pois através dos mesmos, o enfermeiro tem conseguido realizar a auditoria com eficiência e agilidade. Na auditoria a atuação do enfermeiro tem revelado a busca de uma assistência registrada e organizada, bem como um atendimento com qualidade, apresentados nos registros fidedignamente e sem omissões.

 

Palavras-Chave: Enfermeiro. Auditoria. Anotações de Enfermagem, Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila de Souza Tavares, Faculdade Integrada de Araguatins (FAIRA)

1 Formação Superior: Faculdade Anhanguera de Rio Grande- RS. Pós Graduação Faculdade Integrada de Araguatins (FAIRA): Auditoria em Sistemas de Saúde. Faculdade do Vale Elvira Dayrell: Enfermagem de Urgência e Emergência. [email protected]


 


 


 

Referências

ANDRÉIA, F.; APARECIDA, M. A Auditoria de Enfermagem como Possibilidade da Melhoria do Cuidado. Estudos, Goiânia, v. 41, especial, p. 43-58, out. 2014.

AUXILIADORA, S.; RODRIGUES, N.; FERREIRA, R. Auditoria em enfermagem e suas interfaces com o cuidado: uma revisão de literatura. Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 287-306, jul/dez. 2011.

CRISTINA, T. et al. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 2011.

CRITINA, M. Auditoria em Enfermagem uma Ferramenta na Qualidade da Assistência de Saúde: Uma Revisão Integrativa. REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2014.

GUEDES, G. G. TREVISAN, D. D. STANCATO, K. Auditoria de prescrições de enfermagem de um hospital de ensino Paulista: avaliação da qualidade da assistência. Universidade Estadual de Campinas, 2013.

HELENA, S. et al. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. São Paulo, Revista Eletrônica de Enfermagem, 2009.

IGNÁCIO, A.; DIAS, J.; ANDRADE, M. O Papel do Enfermeiro na Auditoria de Enfermagem. Revista Ciência e Sociedade, Macapá, n.1, v.1, jan./jun. de 2016.

LAGOSTINE, L.; DYNIEWICZ, A.M.; CANESTRARO, L. Auditoria: uma abordagem histórica e atual. RAS _ Vol. 12, No 47 – Abr-Jun, 2010.

LEONICE, M. et al. Auditoria de Enfermagem: Conhecimento de Profissionais em Hospital Público de Referência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2012.

LOPES, P. Auditoria em Saúde e Atribuições do Enfermeiro Auditor. Caderno Saúde e Desenvolvimento | vol.3n.2 |jul/dez 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Auditoria do SUS Orientações Básicas. Série A. Normas e Manuais Técnicos, BRASÍLIA – DF 2011.

NAILA, T.; CASTANHEIRA, N. A Atuação do Profissional Enfermeiro na Auditoria em Saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento |vol. 7, n.4 | jan – dez 2015.

OLIVEIRA, N.J.; CARDOSO, K.E. O papel do enfermeiro frente à auditoria hospitalar. Rev. Adm. Saúde Vol. 17, Nº 68, Jul. – Set. 2017.

PAIM, C. R. P. ZUCCHI, P. Auditoria de avaliação de serviço de saúde no processo de credenciamento. Centro Universitário Santa Ana, São Paulo, 2011.

PASSOS, M. L. L. BORGES, C. T. CAVALCANTE, M. B. P. T. GURGEL, M. G. I. COSTA, M. S. ALVES, M. D. S. Auditoria de enfermagem conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Universidade Federal do Ceará, 2012.

PERTILLE, L.; FOSSATTI, P. Capacitação do Enfermeiro Auditor na Gestão em Saúde: Importância e Realidade. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, Rio Grande do Sul, 2014.

QUINTÃO, R.; CRISTINA, M. Auditoria de Enfermagem em Periódicos Científicos Internacionais no Período de 1955-1972. Revista de Enfermagem da UFSM, 2013.

RODRIGUES, M.; LIMA, G.; Santos, M. Importância das Anotações de Enfermagem na Auditoria: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Científica FacMais, Volume. IX, Número 2.Julho. Ano 2017/2º Semestre.

SEIGNEMARTIN, B. A. et al. Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem no pronto atendimento de um hospital escola. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 14, n. 6, p.1123-1132, 2013.

SETZ, V.; D’INNOCENZO, M. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Revista ACTA Paulista de Enfermagem, São Paulo – SP, n 22, p. 314, fev. 2009.

SILVA, M. V. S. SILVA, L. M. S. DOURADO, H. M. NASCIMENTO, A. A. M. MOREIRA, T. M. M. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Universidade Estadual do Ceará, 2012.

SILVA, B.; CHAVES, M. Auditoria de enfermagem e sua importância no ambiente hospitalar: uma revisão de literatura . REFACI, Brasília, v.2, nº 2, Jan - Jul 2017.

SILVA, J. A. et al. Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem em unidade semi-intensiva. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 576582, Set. 2012b.

VENTURINI, D. A.; MARCON, S. S. Anotações de enfermagem em uma unidade cirúrgica de um hospital escola. Revista brasileira de enfermagem. Brasília, v. 61, n. 5, p. 570-577, Out.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Comment