Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil

Autores

  • Eloi da Silva Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2384

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Jogo da onça, Política Pública em Educação

Resumo

 O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloi da Silva Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

Aluno do Mestrado em Ensino de Física pela  Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Bolsista da CAPES. [email protected]

Referências

BARBOSA, João Lucas Marques. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 2004.

BIGODE. Antônio José Lopes. Matemática. São Paulo: Scipione, 2013.

BRASIL. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. Disponível em < www.planalto.gov.br> Acesso em 10 de jan. 2019.

BRASIL. Lei da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: Lei nº 11.645/08, Brasília. 2008. Disponível em < www.planalto.gov.br> Acesso em 10 de jan. 2019.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

FERREIRA, Marian Kawall Leal. Madikauku: os dez dedos das mãos: matemática e povos indígenas no Brasil. Brasília: MEC, 1998.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2000.

LATAS, J.; MOREIRA, D. Uma abordagem etnomatemática em contexto de sala de aula. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.

LIMA, Maurício; BARRETO, Antônio. O Jogo da Onça e Outras Brincadeiras Indígenas. São Paulo: Panda Books, 2005.

MUNIZ NETO, Antonio Caminha. Tópicos de Matemática Elementar. vol. 2. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

MUSEU DO ÍNDIO. Licenciatura em educação escolar indígena da Uneb é aprovada pelo MEC. [online] Disponível em Acesso em 10 de jan. 2019.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Marciel Henrique. Etnocentrismo. In: Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

SILVIA, Luciana Pereira; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 236- 245, 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos