O Impacto da Sucessão de Cargos na Empresa

Autores

  • Adriana Angelim Mota
  • Maria Paula Silvestre Campelo
  • José Leandro de Almeida Neto

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i20.237

Palavras-chave:

Cargos, Sucessão, Organização

Resumo

Este artigo teve o objetivo de identificar o impacto causado pela sucessão tácita de cargos em uma empresa de calçados de Juazeiro do Norte. Em busca de alcançar o aludido objetivo, utilizou-se pesquisa bibliográfica em livros e artigos e pesquisa de campo através de um questionário aplicado em todos os níveis hierárquicos da organização. Alcançou-se o seguinte resultado: A sucessão tácita de cargos leva à alta rotatividade, causando prejuízos com a demissão e recrutamento e seleção de pessoal, além de déficit em produtos e serviços da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências: gestão do conhecimento. 3ª edição São Paulo: Fgv-management, 2010. 196 p. (Gestão de pessoas).

CHIAVENATO, Idalberto. Indrodução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Elsevier, 2004. 128 p.

PASCHOAL, Luiz. Administração de cargos e salários: Manual prático e novas metodologias. 3º Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

PAULA, Anderson Marciano de, et al. Estudo de um projeto de instalação de um plano de cargos e salários em uma empresa, UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, Osasco, 02 de outubro de 2007.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Relato de Caso